Maior evento científico do IFMT, 5º WorkIF começa nesta terça-feira (27)

Publicado por: Reitoria / 26 de Novembro de 2018 às 20:28

Com o tema: “Uma conexão de descobertas”, inicia nesta terça-feira (27), no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá, a 5ª edição do maior evento científico do IFMT, o Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

Promovido desde 2010, o WorkIF apresenta, durante três dias, em um só local, uma programação extensa e variada, que inclui fóruns, palestras científicas, mesas-redondas, stands de exposição, banners inéditos e de jornadas científicas, projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, apresentações culturais, protótipos de produtos e resultados de pesquisas para um público aproximado de 4 mil pessoas.

Presidida pelo reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, a solenidade de abertura será às 19 horas, no Auditório das Borboletas, seguida de palestra científica com o pró-reitor de Pesquisa do IFGoiano, professor Fabiano Guimarães da Silva e apresentação cultural para encerrar as atividades da primeira noite.

Recepção e Mesas Redondas - A partir das 10 horas serão feitas a recepção e o credenciamento dos estudantes participantes, oriundos dos 19 campi do interior e de outros institutos federais do Centro-Oeste, a exemplo do Instituto Federal de Brasília, que está chegando com uma comitiva de 40 estudantes (ver matéria aqui).

Na programação geral da tarde do primeiro dia, das 13:30 às 16 horas, acontecerão quatro mesas simultâneas: a primeira, mediada pela diretora-geral do campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima, terá como tema “Tecnologias sustentáveis: uma nova forma de construir”.

Abordando uma iniciativa de inclusão da comunidade LGBT em Rondonópolis, a diretora do campus, Laura Caroline Aoyama Barbosa mediará a mesa “Gênero e diversidade no IFMT: uma questão de direitos”. “Entendendo a internacionalização na estrutura interna do IFMT será o tema da terceira mesa, mediada pela professora Sônia Regina Guimarães Fonseca. E na quarta mesa, o diretor do campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva tratará dos desafios e benefícios, para o IFMT, da interação com o arranjo produtivo local.

Educação Empreendedora e Educação Física - A programação do 2º Fórum de Educação Empreendedora será aberta às 10 horas, com uma palestra sobre Empreendedorismo Feminino. Das 14 às 16 horas acontece o 1º Encontro da Rede de Incubadoras dos IFs do Centro-Oeste, com relatos das experiências do IFMT, IFMS, IFB, IFG e IFGoiano.

Também à tarde haverá espaço para discussões sobre como deve ser trabalhada a disciplina de Educação Física no IFMT e uma apresentação dos professores sobre a organização dessa disciplina nos campi. Essas mesas integram o Seminário de Educação Física – SEMEFI.

Ainda na parte da tarde, das 16 horas às 18:30 serão apresentados trabalhos nos formatos Banner e Oral.

Marcadores: ifmt_1 workif_3