início do conteúdo

IFMT-Pontes e Lacerda abre inscrições para monitor do Nadem

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 8 de Fevereiro de 2019 às 11:41

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste abriu de 8 a 13 de fevereiro as inscrições para o Processo Seletivo Interno de Monitor do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Monitoria- NADEM (regido pelo Edital 002/2019), em anexo. Os interessados devem procurar o Setor de Protocolo do Campus até às 21h do último dia, com os documentos descritos no Item 5.4 do Edital. São oferecidas 16 bolsas para o Ensino Médio (para alunos do 2º ou 3º ano) no valor de R$ 250 cada e 3 bolsas para o Ensino Superior (acadêmicos a partir do 4º semestre) valor de R$ 350 cada. O resultado final será divulgado dia 21 de fevereiro.

O Seletivo tem etapas de caráter eliminatório e classificatório. Serão deferidos para análise apenas os processos que obedecerem às disposições dos itens 4 e 5 do Edital. Os candidatos serão classificados, em ordem crescente, para o componente curricular /área do conhecimento a que concorreu. A nota final será dada pela média aritmética obtida entre o coeficiente de rendimento geral e a coeficiente de rendimento do componente curricular, das notas obtidas, na área pleiteada para monitoria.

Entre os compromissos do monitor, está realizar 8 horas semanais de atividades, sendo reservadas 4 horas para atividade presenciais de monitoria e 4 horas para planejamento das atividades relacionadas à monitoria. Apenas haverá o controle do ponto das 4 horas relacionadas ao exercício da monitoria; participar do curso de introdução à monitoria a ser ministrado pela equipe do Nadem; auxiliar o professor-orientador exclusivamente nas atividades de ensino, bem como planejar as aulas e participar do processo de elaboração e correção das atividades, entre outros.

O objetivo geral é a seleção de aluno com destacado rendimento escolar para atuarem como monitores de disciplinas específicas, entendido como instrumento de incentivo ao corpo discente, ampliando o espaço de aprendizagem proporcionado aos estudantes, visando ao aperfeiçoamento do seu processo de formação e à melhoria da qualidade de ensino. Entre as metas específicas estão promover o desenvolvimento de aptidões para a docência e complementar a formação acadêmica do estudante-monitor.

O Núcleo está organizado para oferecer apoio ao processo de ensino-aprendizagem no Campus, apoiando projetos de ensino desenvolvidos pelos docentes, e com o processo seletivo, busca fomentar a aprendizagem colaborativa, interativa e participativa no Campus.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefones: (65) 3266-8200 - (65) 3266-8241

Pontes e Lacerda/MT