Aluno do IFMT-Pontes e Lacerda supera concorrência de 7 mil candidatos e chega à final da Olimpíada de Atualidades

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 29 de Agosto de 2019 às 16:41

Jesse Lee Feliciano, aluno do 3º Ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste disputará neste sábado (31) a final da Olimpíada de Atualidades promovida pela Facamp (Faculdades de Campinas), em Campinas-SP. Ele conquistou a vaga ao ficar entre os 300 classificados, em nível nacional, representando Pontes e Lacerda, Mato Grosso e o Instituto Federal. Aproximadamente 7 mil estudantes se inscreveram.

Segundo Jesse, o resultado foi possível principalmente por conta da disciplina. “Logo que recebi o conteúdo apontado pela organização, comecei a estudar, por grupo e também pela internet. Na primeira fase, online, foram 50 questões e havia 4 minutos para responder cada. Consegui dividir o tempo dando preferência para as que eu já sabia a resposta. Quando recebi o resultado, de que havia conquistado classificação para final, estava no estágio e fiquei bem feliz, já que vou representar a cidade, o Estado e o nosso Instituto Federal-Campus Fronteira Oeste”.

Orientador, o professor doutorando em história Leonam Lauro Nunes da Silva destacou a diversidade das disciplinas e o protagonismo dos alunos na competição. “São matérias e conteúdos que os alunos normalmente já viram em sala de aula em diferentes disciplinas. Sou professor de história, mas a Olimpíada contempla questões de meio ambiente, tecnologia (…). O mérito é total dos discentes que se inscreveram, no sentido de desenvolver uma autonomia de estudo. Eles receberam por parte da organização o material que teriam que estudar para responder as questões e assim foi feito. Analisaram e conseguiram extrair o melhor. Felizmente o Jesse obteve êxito, passou e vai representar o Instituto Federal nessa final”.

Conforme a Facamp, a Olimpíada tem por finalidade principal colaborar com a preparação dos estudantes para o vestibular, além de contribuir para despertar o interesse pelos temas e problemas do Brasil e do mundo contemporâneo; encorajar o ânimo investigativo, o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade analítica no ambiente pré-universitário; aprimorar a articulação dos conteúdos programáticos entre o Ensino Médio e Ensino Superior.

Notícia corrigida no dia 30/08/2019 às 08h29