Alunos do IFMT-Pontes e Lacerda conhecem Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 16 de Novembro de 2018 às 08:00

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste conheceram o funcionamento e parte da estrutura física do Tribunal Regional do Trabalho, em Cuiabá. Na visita técnica ao Complexo-sede, no último dia 13, os estudantes do Ensino Médio Integrado-Curso Técnico em Administração, percorreram a 1ª Vara do Trabalho de Cuiabá, onde assistiram uma sessão de julgamento, e outras unidades, como a Escola Judicial. Lá eles assistiram a uma pequena palestra sobre Gestão Socioambiental e Arquivo Geral.

Para a aluna Luana Duarte, de 17 anos, a visita foi interessante, pois associa o que foi aprendido em sala de aula com a realidade. “Nós temos duas disciplinas em nossa grande curricular relacionadas ao direito, e uma delas é direito trabalhista. Então, poder estar aqui, vendo de perto, vendo a realidade de como funciona, é muito importante para a gente agregar conhecimento e aprender cada vez mais”, salientou.

O aluno João Vitor Vieira destacou a visita importante para a cidadania. “Quando a gente chega e conhece o TRT, nós vemos como a nossa noção de Justiça é aplicada na sociedade. É muito importante conhecer isso na prática”, disse.

Epaminondas de Matos, professor que acompanhou os alunos, contou que “a visita é o momento de verificar como funciona o espaço e o julgamento dos processos, algo extremamente produtivo para o estudante”, avaliou.

Além do Tribunal, o grupo de alunos também visitou alguns espaços literários da capital mato-grossense, como a Academia Mato-grossense de Letras e a cripta da Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

*Texto com informações da assessoria de comunicação do TRT.