Alunos participantes do Projeto Rondon atenderam a 1050 pessoas em Poxoréu

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 28 de Janeiro de 2016 às 14:20

Uma aventura de conhecimento e novas experiências. Assim pode ser definido o Projeto Rondon, realizado durante o mês de janeiro, entre os dias oito a 24, no município de Poxoréu. Uma turma de oito estudantes de cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) Campus Fronteira Oeste, em Pontes e Lacerda, participaram da expedição, que também contou com universitários da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Unic. O IFMT Pontes e Lacerda foi o único campus do Instituto selecionado pelo projeto.

Na noite desta quarta-feira (27), a equipe de Rondonistas apresentaram aos estudantes de Pontes e Lacerda um pouco do que foi realizado durante a expedição. De acordo com o professor Epaminondas de Matos Magalhães, um dos coordenadores locais do projeto, o evento foi um sucesso. “Realizamos mais de mil atendimentos à comunidade, ministrando oficinas e palestras, entre outras atividades com o objetivo de realizar a troca de experiências entre os estudantes e a aplicação prática dos conhecimentos de sala de aula com moradores de uma região carente deste tipo de serviço”, comentou.

O estudante de licenciatura em Física, Cleiton Ferreira, afirmou que a expedição acrescentou mais conhecimento ao seu currículo. “Tivemos oportunidade de ter contato direto com novas culturas e costumes, além de praticar tudo o que aprendemos até então”, destacou.

Para o diretor geral do Campus Fronteira Oeste, Alex Siqueira, a meta da instituição é fomentar ainda mais a participação de estudantes em projetos que os levem para além das salas de aula. "Temos a preocupação de ir além no que diz respeito à formação do aluno em nossa instituição. Nosso objetivo é formar o estudante para o mercado de trabalho e iniciativas como essa estimulam o aprendizado".

O Projeto Rondon é uma ação de integração social que dá oportunidade a universitários aplicarem na prática os conhecimentos acadêmicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e bem-estar da população. Coordenado pelo Ministério da Defesa e outros órgãos federais, a ação tem como meta ajudar na formação cidadã dos estudantes, estimulando a produção de projetos coletivos que beneficiará a comunidade e municípios selecionados.

Cada instituição de ensino superior ficou responsável por desenvolver um plano de trabalho contendo um diagnóstico com problemas da região e as ações realizadas para resolvê-los. O documento deve inserir as atividades previstas, objetivos, metodologia, público-alvo, cronograma e retorno esperado para a comunidade.

A Operação Paiaguás, edição especial em Mato Grosso, foi solicitada pelo governador Pedro Taques em alusão aos 150 anos de comemoração do nascimento do marechal Cândido Rondon. Esta edição do Projeto foi desenvolvida sob responsabilidade da Casa Civil e realizada em parceria com o Governo Federal e municipal além de entidades da sociedade civil. O evento foi encerrado no dia 24 de janeiro, com um jantar com a presença do Reitor do IFMT, José Bispo Barboas, e do governador do Estado, Pedro Taques.