Atletas do IFMT-Pontes e Lacerda estrearão em novas modalidades no JIFMT 2019

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 17 de Maio de 2019 às 08:43

Novidades marcarão a participação de atletas do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, na 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Mato Grosso - JIFMT 2019, que será realizada de 19 a 24 de maio, em Barra do Garças. No atletismo, haverá reforço na equipe feminina, que estreará nas provas de revezamento 4x100, salto em distância, arremesso de peso e nos 800 e 3000 metros. Ao todo, a delegação será composta por aproximadamente 70 estudantes.

De acordo com a professora mestre Aline Pereira Dutton, que integra a delegação, equipes femininas e masculinas disputarão voleibol, futsal, xadrez e atletismo. Haverá ainda representatividade no basquetebol, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa masculino e judô, somente na categoria masculina. “A delegação irá participar de todas as modalidades, exceto as provas de natação”.

A preparação para os JIFs teve início em março. Os treinos fazem parte do Projeto de Apoio ao Ensino de Treinamento Desportivo e também parcerias. O que motiva a dedicação dos alunos, já que poderão se classificar para as fases regional e nacional. “Os JIFs fazem parte da realização pessoal dos alunos esportistas, é um agente motivador que auxilia no processo de ingresso e permanência dos mesmos na Instituição. A dedicação e comprometimento com os treinos são visíveis, a seriedade faz parte da rotina de treinos, pois os alunos têm conhecimento que se trata de uma competição com níveis técnicos consideráveis, e objetivam o melhor desempenho e a classificação para a etapa nacional. Querem vencer, superar limites e subir no pódio, de preferência no lugar mais alto. Os estudantes também buscam conhecer gente e lugar diferente, compartilhar experiências, e se divertir”.

A professora ainda frisou de que forma a prática esportiva agrega a formação dos discentes. “O esporte é um fenômeno histórico, social e cultural. Entendo que na escola, o esporte é um instrumento pedagógico capaz de agregar valores educativos essenciais para a formação pessoal e cidadã. Os valores eminentes do esporte ultrapassam as capacidades físicas, técnicas e táticas, contribui no processo de integração e socialização dos estudantes, desenvolvendo competências comunicativas e sociais, os quais aprendem a respeitar as diferenças e limites pessoais e dos outros colegas. Também auxilia para a manutenção da saúde dos jovens”.

Sobre o JIFMT- Os JIFMT fazem parte de um amplo programa desportivo da rede de educação profissional e tecnológica. Sua realização é um importante meio de mobilizar a juventude estudantil dos 19 campi do estado de Mato Grosso, em torno da democratização do esporte e lazer, educando o jovem pela prática desportiva escolar, difundindo e reforçando o exercício da cidadania e dos ideais do movimento olímpico, direcionados à construção de um mundo mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz.

Por se tratar de um evento originalmente promovido pela extensão do IFMT, além de atender mais de 1.200 estudantes atletas do Instituto Federal, contribui com a cidade-sede ao movimentar a economia local. O evento também serve de classificatória para os atletas disputarem os Jogos Regionais e os Jogos Nacionais dos Institutos Federais, deixando em evidência a marca do IFMT e de seus apoiadores.