Campus Pontes e Lacerda realiza Encontro Literário e Semana da Consciência Negra

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 16 de Novembro de 2015 às 19:45

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2015 o IFMT Campus Pontes e Lacerda realiza a VIII Semana da Consciência Negra e o IV Encontro Literário O Poder da Palavra. A programação dos eventos contará com palestras, oficinas, minicursos, cine debate e mesas redondas, além da premiação do Concurso Literário.

Esta é a oitava edição da Semana da Consciência Negra, evento mais antigo do campus, que tem como tema "Identidade e Representatividade da Mulher Negra". Dentre as atividades, será realizada uma palestra com o tema "As rainhas anônimas da fronteira oeste: Pérolas negras de Vila Bela, representações e identidades", com a Profa. Me. Silviane Ramos Lopes (Sec. de Cultura de Mato Grosso), várias oficinas, dentre elas, uma sobre bonecas africanas, com as professoras Joana Forte e Melissa De Carvalho e uma sobre Expressão Corporal da Dança do Congo, com o professor Edézio da Silva.

Também serão ofertados vários minicursos e mesas redondas, além do cine debate, com a exibição de filmes ligados à temática do evento, seguidos de debates, e apresentações culturais. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígena e de Fronteira “Maria Dimpina Lobo Duarte”.

Segundo Manuela Arruda, organizadora da Semana, "apesar da existência de leis que punem o racismo e o sexismo, ainda precisamos superar o modelo de discriminação e exclusão sobre gênero que afeta o Brasil e ganha em profundidade e perversidade quando combinado com nosso racismo estrutural".

O Encontro Literário O Poder da Palavra, que está em sua quarta edição, contará com um concurso de textos, que visa fomentar a prática de leitura e produção de textos nas escolas públicas e privadas de Educação Básica, Ensino Técnico e Tecnológico e Superior. Segundo Rita de Cássia, organizadora do Encontro, "com a adesão a este projeto, professores terão mais motivos e argumentos para incentivar seus alunos no tocante à leitura e à produção de textos, e os educandos certamente se sentirão mais motivados em produzir seus textos".

O tema para a composição dos textos deste ano foi Presente e Passado: O preconceito ainda existe e os alunos puderam se inscrever em várias categorias: Ensino Fundamental (categorias Poesia, Fábula e Crônica), Ensino Médio (Artigo de Opinião) e Ensino Superior (Artigo Científico). No dia 19/11 será realizada a premiação do Concurso.

Os eventos buscam promover reflexões que visem o enfrentamento da questão racial e de gênero em nossa sociedade, bem como desenvolver a prática da escrita por meio do Concurso Literário O poder da Palavra.

Veja a programação completa dos eventos, em anexo.

Arquivos relacionados