Começa II Semana de Tecnologia e Meio Ambiente do IFMT-Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 14 de Junho de 2018 às 12:10

A II Semana de Tecnologia e Meio Ambiente (SETECMA) do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (14), no Campus. Trata-se da junção de três eventos já tradicionais: o Encontro de Responsabilidade Socioambiental, WORKFron (Workshop de Tecnologia) e o Passeio Ciclístico. A programação até sábado (16)  prevê palestras, mesas redondas e mais de 30 minicursos.

Presidente da comissão organizadora da SETECMA, a professora mestre Mayara Marques destacou o propósito do evento, o incentivo às ações que mitiguem os danos ao meio ambiente e a integração de atividades.“Frear o desenvolvimento é difícil, mas através da tecnologia podemos desenvolver projetos, técnicas e ações para minimizar os danos ao meio ambiente”, declarou na solenidade.

Diretor do Campus Pontes e Lacerda, o professor doutor Stefano Teixeira Silva reforçou a participação dos alunos. “Aproveitem ao máximo as atividades, a integração de ciência, tecnologia e meio ambiente. Geralmente associamos tecnologia somente à modernidade, computadores, enfim, mas tecnologia também é transformação de conhecimento, desenvolvimento, responsabilidade ambiental, o uso dos recursos naturais com responsabilidade. O pensar em preservar a conservar”.

PALESTRA DE ABERTURA- Toper Bio – Fraldas Biodegradáveis foi o tema da palestra de abertura do evento, proferida por alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Juína, que criaram uma fralda biodegradável a partir do amido da mandioca. Eles detalharam os impactos nos âmbitos ambiental e social. “O projeto surgiu frente a um problema que identificamos: a poluição do meio ambiente a partir das fraldas descartáveis. Um de nossos professores tem um pai portador de alzheimer, que usa fradas geriátricas e se mostrou preocupado quanto ao descarte delas”, explicou Mariana Sachit, uma das alunas envolvidas no projeto.

Mariana detalhou como foi a produção da fralda. “Desenvolvemos a fralda biodegradável a partir do amido da mandioca, na qual é substituído todo o plástico externo, que é um polímetro sintético que provém do petróleo. Aí está a questão de nossa fralda se tornar mais barata. A substituição da matéria-prima petróleo por uma matéria-prima renovável, além disso outros insumos também se tornam mais baratos”.

A estudante ainda destacou o tempo de decomposição da fralda, avanços sociais e econômicos “Além disso, a fralda vai atender o tripé da sustentabilidade, no tocante ao meio ambiente, por ser um produto 100% biodegradável, pois o tempo de decomposição da fralda vai ser de 6 meses com a quebra de 99,99% do tempo de uma fralda convencional, que demora de 500 a 600 anos. No âmbito social vamos fomentar classes, como a dos pequenos produtores e a comunidade indígena, que têm grande foco de produção de mandioca no nosso município. Há chance de fonte de renda e trabalho. No âmbito econômico, por ser biodegradável e com preço acessível, a fralda chegará com facilidade a todas as classes sociais”.

A aluna ainda destacou as discussões de parcerias, e reforçou o apoio e incentivo a pesquisa. “Atualmente temos apoio apenas do IFMT, com a produção no laboratório da escola em Juína. Mas estamos formando parcerias com 3 grandes investidores, que já entraram em contato. O desenvolvimento de projetos ainda no ensino médio e toda base e apoio dos professores é muito importante. Ainda mais no nosso projeto, de grande impacto social”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO-  A programação durante a manhã desta quinta-feira teve sequência com minicursos. À tarde, ocorrerá a palestra Aminotec – Tecnologia com Aminoácidos, com o professor Giovani Spinola de Carvalho, do IFMT Campus Cáceres e os minicursos. À noite, será proferida a palestra com o tema CapFace – Registro Automático de Frequência Escolar Através de Reconhecimento Facial, pelo professor Bernardo Biesseck, do IFMT Campus Pontes e Lacerda. Também ocorrerão os minicursos na sequencia.

Nesta sexta-feira (15), a programação de manhã e à tarde prevê a Feira de Negócios (Administração) e a Gincana Interclasse (Ensino Médio). À noite, ocorrerá a Mesa redonda sobre Resíduos Sólidos em Pontes e Lacerda, com a professora Ana Cláudia Colle); Mesa Redonda sobre Mercado de Trabalho (EJA e Subsequente); Exposição de TCCs (Cursos Superiores) e o Sarau Cultural.

O evento será encerrado no dia 16, com o Passeio Ciclístico, com trajeto de 5 km, e concentração às 7h30 no Campus do IFMT. Serão sorteadas ainda 3 bicicletas entre os participantes.