Covid-19: IFMT Pontes e Lacerda, Cuiabá-Octayde e Várzea Grande entregam mais de 1000 máscaras e álcool às comunidades chiquitanas e indígenas

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 10 de Setembro de 2020 às 07:06

Os campi do Instituto Federal de Mato Grosso em Pontes Lacerda (Fronteira Oeste), Octayde-Cuiabá e Várzea Grande somaram forças no combate a pandemia do Coronavírus (Covid-19) na fronteira oeste. Em uma ação inédita foram entregues, nesta quarta-feira (09), aproximadamente 1000 máscaras em TNT, 400 máscaras de pano, 120 litros de álcool glicerinado e 16 litros de detergente, nas comunidades chiquitanas da região fronteiriça de Nova Fortuna, Seringal e também nos municípios de Vila Bela de Santíssima Trindade e  Conquista D`Oeste (neste o objetivo foi atender aos indígenas daquela localidade).

Servidora do Campus Pontes e Lacerda que intermediou a entrega dos produtos e recentemente concluiu a dissertação de mestrado estudando o povo Chiquitano, Isabel Cristina Silva enalteceu a parceria. “O momento é de esperança e de tempos melhores onde novas parcerias/ações possam ser realizadas/celebradas. Sabemos que em todo Mato Grosso muitas comunidades têm objetivos em comum com o IFMT e às vezes falta um pequeno detalhe para a concretização deles. Os resultados são belíssimos e importantes projetos para qualidade de vida dos moradores das comunidades”, afirmou.

Diretor de Ensino do Campus Lacerda e coordenador do projeto ‘Fronteira Oeste no combate ao Covid-19: produção de desinfectantes para auxílio da rede de saúde e segurança pública de Pontes e Lacerda’, o professor doutor Adriel Martins Lima destacou a ação. “É um público que o projeto ainda não havia atendido. É uma gratificação muito grande, de estabelecer essa parceria. Os indígenas por exemplo, apesar de ficarem a maior parte do tempo isolados, têm contato com os habitantes da cidade [...]. Participar do projeto, enquanto coordenador, tem sido satisfatório. Desde o início da produção em abril, já doamos mais de 4 mil litros de álcool à área da saúde, segurança pública, órgãos e instituições da região, em parceria com o Conselho de Segurança Pública de Pontes e Lacerda”.

Engajaram-se na entrega ainda o servidor Sérgio G. da Silva (Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste), Cristiane G. Fronza, Kellyn Ferreira Antunes e Kleber G Bignarde (do Campus Várzea Grande) e Ernany Paranaguá da Silva e Lauro Leocádio da Rosa (Campus Octayde- Cuiabá).

As máscaras de TNT foram oriundas do Projeto Desenvolvendo Insumos de Segurança e Salvando Vidas; já as de pano frutos do Projeto Maskif: IFMT no combate à transmissão do Covid-19. Os 16 litros de detergente foram doação da servidora do Campus de Várzea Grande.