Entre o Fato e o Fake: aluna do IFMT-Pontes e Lacerda apresenta resultado parcial de pesquisa em jornada da Unesp

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 6 de Novembro de 2020 às 07:30

A aluna Amanda Calda Campos, do 3º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, apresentou os resultados parciais do projeto "Entre o fato e o fake: um estudo sobre os impactos da pós-verdade entre os estudantes do IFMT Campus Fronteira Oeste", do qual é bolsista, na XXXII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas da Unesp- Universidade Estadual Paulista. O evento ocorreu de forma virtual e contou com a presença de pesquisadores de todo o Brasil e de outras partes do mundo, que se dedicam ao estudo das 'fake news'.

Amanda destacou o ganho de experiência em sua trajetória acadêmica, com a apresentação, e o envolvimento no projeto. "A experiência de participar de um evento desse porte acrescenta muito no meu currículo acadêmico e na vida pessoal. Apresentamos a teoria, explicamos o questionário e as entrevistas. Por meio do projeto tivemos a noção de o porquê há pessoas que compartilham notícias fakes, isso está ligado ao emocional. Assim, de forma geral, participar desse projeto tem sido incrível com o apoio dos professores, que dão o incentivo que precisamos. Senão fosse pelo IFMT, nunca teria esta oportunidade", afirmou. Para se preparar para a apresentação, ela contou com a colaboração dos membros do projeto.

Orientador da estudante, o professor mestre Renato Cani considera fundamentais as atividades de pesquisa para a formação dos discentes do IFMT: "A sociedade contemporânea exige das pessoas autonomia, criatividade e capacidade para inovação. As atividades de pesquisa, especialmente quando realizadas coletivamente, favorecem essas qualidades e, assim, contribuem para uma sociedade melhor".

As palestras principais da Jornada da Unesp estão disponíveis no canal do Youtube do evento (https://www.youtube.com/channel/UCgVxXsDNjZAp6pybBrhSvFw/featured). Em breve, a comunicação da Amanda também estará disponível no canal.

Para mais informações sobre o projeto "Entre o fato e o fake", acesse o site (https://bit.ly/site-entre-o-fato-e-o-fake) e siga o perfil do projeto no Instagram (@entreofatoeofake.ifmt).