Escritório Education Usa foi inaugurado nesta terça-feira (29/11) na sede do prédio da reitoria do IFMT

Publicado por: Reitoria / 1 de Dezembro de 2016 às 09:56

O escritório Education USA foi inaugurado nesta terça-feira, dia 29 de novembro, na sede do prédio da reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A solenidade iniciou no auditório da reitoria e finalizou com a inauguração do escritório, situado no 4 andar. O EducationUSA é a fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, que possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação, afiliado à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado Americano. No Brasil, o EducationUSA tem 29 escritórios em instituições parceiras.

A diplomata dos Estados Unidos, Adelle F. Gillen, falou que o escritório Education USA é uma oportunidade aos alunos de Mato Grosso, Cuiabá e região, que desejam estudar nos Estados Unidos. Ela salientou que o resultado das eleições americanas não muda o interesse das Universidades Americanas em quererem estudantes brasileiros em suas instituições.

“As universidades americanas são comprometidas com seus estudantes estrangeiros, tanto que 5% dos nossos estudantes de nível superior são de outros países. Consideramos isso importante para nosso País, um exemplo disso, é que algumas universidades oferecem bolsas de estudos à estudantes brasileiros”, salientou Adelle Gillen.

A coordenadora do escritório nacional do Education USA, Marta Bidoli, explicou que o escritório tem o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre oportunidades de estudar nos Estados Unidos da América. Marta Bidoli destacou que as universidades americanas têm preferência por estudantes brasileiros porque eles se envolvem nas atividades de pesquisa e extensão do campus, além de se entrosam facilmente na comunidade acadêmica.

Marta Bidoli ressaltou ainda que o escritório Education USA oferece informações para cursos de ensino superior, programas de verão, pós-doutorado, mestrado, cursos de inglês e cursos de curta-duração.

O Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, salientou em sua fala que o IFMT é o primeiro Instituto Federal no Brasil a receber um escritório do Education USA, e solicitou as representantes do escritório e da embaixada dos EUA para que essa parceria possa se estender a outros IFs.

José Bispo Barbosa disse ainda que espera que essa cooperação possa estreitar os laços para que estudantes, professores e técnico-administrativos do IFMT possam estudar nos Estados Unidos como também a instituição venha a receber estudantes e professores dos EUA em um dos campi do Instituto Federal de Mato Grosso.

O evento contou com a presença das seguintes autoridades: secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado de Mato Grosso, Rita Chiletto, a coordenadora nacional do escritório Education USA, Marta Bidoli, a coordenadora Regional do Cone Sul do Education USA, Rita Moriconi, da representante da Universidade Federal de Mato Grosso, Edna Hardoim, da diplomata dos Estados Unidos e Adida Cultural, Adelle F. Gillen e o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa.

Para mais informações sobre o escritório Education USA, acesse: https://educationusa.org.br/site/

As fotos da inauguração está disponível no facebook do IFMT: facebook.com/IFMT.Oficial