Evento do IFMT debate perspectivas do ensino, pesquisa e extensão em Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 18 de Dezembro de 2015 às 16:54

O IFMT Campus Pontes e Lacerda realizou, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2015, a 4º edição da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - IV JEPEX, que teve como tema as "Perspectivas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Desenvolvimento Regional". Segundo Vanderluce Machado, Chefe do Departamento de Ensino do campus, "este evento tenta unir o ensino, a pesquisa e a extensão e é uma forma de mostrar para a comunidade aquilo que a instituição está produzindo". A abertura contou com os Pró Reitores de Pesquisa e Extensão do IFMT, palestrando sobre "A Pesquisa e a Inovação na Rede federal de Ensino Profissional e Tecnológico". Na oportunidade, foi realizado o lançamento da Revista Científica ANIMUS.

Na abertura do evento, Vanderluce explicou, em um breve resumo, sobre a temática do evento. Segundo ela, o ensino é a perspectiva da produção do conhecimento, enquanto a pesquisa é uma forma de buscar este conhecimento para produzir inovação. Já a extensão seria aquilo que levamos para a comunidade, de tudo que foi aprendido no ensino e na pesquisa. "O mercado hoje exige um perfil de profissional que tenha uma visão ampla e é esse tipo de profissional que o campus tem o objetivo de formar", pontuou.

Segundo Antônio Carlos Vilanova, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, os três pilares da educação são indissociáveis. Para ele, "a inovação só acontece porque existe quem pesquisou, quem foi lá e está transformando a sociedade". Vilanova frisou, também, sobre a importância da vontade de investigar e participar da ciência e explicou que, no Instituto, existem várias oportunidades de se fazer isso: "através da participação de editais de iniciação científica, de inovação tecnológica, entre outros, e para isso, para ser uma pesquisa científica, ela precisa ter um projeto de pesquisa, que é um documento, um planejamento do que fazer, para que fazer, qual o resultado, que eu vou transformar nisso".

Durante a palestra, Levi Pires de Andrade, Pró-Reitor de Extensão, explicou que a extensão é o diálogo do ensino e da pesquisa com a sociedade. Assim sendo, a maior importância da extensão é incluir a sociedade dentro da educação, principalmente na decisão de como criar e desenvolver as pesquisas. Para Levi, a pesquisa torna-se importante a partir da demanda social.

Durante o IV JEPEX foi realizado o lançamento da Revista Interdisciplinar Animus, que nasceu de um grupo de pesquisadores do IFMT Pontes e Lacerda, com objetivo de fomentar a divulgação das pesquisas desenvolvidas no campus ou em outras IES, em formato eletrônico. A Revista busca trazer trabalhos em diversas áreas do conhecimento, que estarão agrupadas em: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e suas tecnologias e Interdisciplinar, para melhor aprofundamento por parte dos leitores da revista. A Animus trabalha com publicações semestrais, a partir do envio de artigos inéditos. Veja as normas para publicação.

Na noite do dia 11/12, foi realizada uma mesa redonda sobre "Novas Perspectivas para o Curso de Licenciatura Plena em Física no Campus Fronteira Oeste". Tratou-se de um bate-papo para contar sobre as origens, desenvolvimento, pesquisa, extensão e as novas perspectivas para o futuro do curso, com a participação de professores de Física.

Segundo Joana Forte, coordenadora do evento, a Jornada, mesmo sendo realizada em um momento atípico como esse (pós-greve) superou as expectativas e foi um sucesso. "Foram mais de 400 inscritos e bateu o recorde de submissões do campus, com 50 trabalhos submetidos de diversas instituições das regiões circunvizinhas e ainda com a participação de um grande número de servidores, todos envolvidos com a realização da Jornada", comentou Joana.

Veja a GALERIA DE FOTOS do evento.

Cristiane Fronza