Ex-alunos do IFMT-Pontes e Lacerda obtém mais de 900 pontos na redação do ENEM

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 4 de Fevereiro de 2019 às 11:49

Ex-alunos do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste se aproximaram dos 1000 pontos na redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que dá acesso às vagas de universidades públicas em todo país. Khiara Aiane Pinheiro de Jesus Ferreira, Luana Ribeiro Duarte Soares e João Vitor Vieira Flauzino, egressos do Curso Técnico em Administração (2016-2018) foram três deles, ao atingirem 960, 920 e 900 pontos, respectivamente.

Aprovada para o curso de Bacharelado em Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), além de se dedicar às aulas no Ensino Médio, Khiara também estudou em casa com frequência por 3 meses. “Atribuo o resultado à prática e conhecimento. Prática, pois o professor sempre encaminhava temas para fazer. Conhecimento por buscar entender todas as competências e aspectos importantes da redação, pontos muito salientados. Ter conhecimento de repertórios e as leituras também auxiliaram”, afirmou. “O IFMT me auxiliou principalmente no ensino. Todo o conhecimento utilizado na hora da prova teve como base os estudos na instituição. As conversas em sala de aula também me trouxeram calma durante toda a resolução da prova”, acrescentou.

Já Luana fez a prova pela primeira vez em 2015 e nos anos seguintes, foi notando a própria evolução, conforme cursava o Ensino Médio. “Sempre tive afeição à escrita e a leitura, desde criança fui incentivada tanto em casa quanto na escola a ler e a escrever, e isso acabou se tornando uma das melhores coisas que eu gosto de fazer. Entretanto, durante o meu Ensino Médio no IF desde o primeiro ano recebemos o incentivo e o suporte para a escrita e o desenvolvimento de redações tanto para o ENEM quanto para outros tipos de exames e concursos”, afirmou. “O IF foi indubitavelmente o meu alicerce para a expressão do meu desempenho, o trabalho coletivo dos professores foi de extrema importância para que pudéssemos refletir todo esse trabalho e empenho desenvolvido durante esses três anos na instituição. Em especial para redação, todos os professores da área de Humanas, como História, Filosofia, Sociologia e Português, sempre desenvolveram trabalhos direcionados para a construção de uma argumentação e contextualização forte e legitimada”, acrescentou.

Apesar da nota expressiva, Luana não obteve média suficiente para seu sonho: cursar Medicina, o que não a fez desistir. “Mesmo tendo obtido uma expressiva nota na redação, infelizmente a minha média não conseguiu acompanhar a demanda das notas de corte das Universidades Federais. O curso que desejo demasiadamente fazer é Medicina. Desde pequena sempre foi o sonho da minha vida, servir para cuidar das pessoas, acredito que essa é a minha missão e o que tenho para oferecer, quando penso em ajudar, conviver e participar ativamente na saúde”.

Aprovado para o Curso de Bacharelado em Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), João também atribuiu o bom desempenho na redação ao gosto pela leitura. “O fundamento para meu bom desempenho na redação foi, com certeza, minha paixão e devoção à leitura. Sempre gostei muito de ler, desde os livros clássicos às notícias diárias. Contudo, se fosse para eu personificar o motivo desse desempenho na redação, eu representaria na figura de cinco professores maravilhosos que me deram aula e me orientaram no IF: Epaminondas Magalhães, de Português, Leonam Nunes e Manuela Arruda, de História, Fábio Mariani, de Filosofia e Juliana Nicolau, de Sociologia. Esses professores me ajudaram muito bem a lapidar minha forma de dissertar e de pensar sobre diversas coisas. Com eles pude praticar, receber feedback, aprender novos conteúdos, argumentar e, sobretudo, pude “pensar fora da caixinha” e ser incentivado para isso”.

João ainda acrescentou que “no IFMT pude desfrutar de um ambiente de oportunidades com destaque no ensino público, ter professores sensacionais com aulas proveitosas, pude construir laços que me impulsionaram, além de ter tido várias experiências e viagens acadêmicas cuja minha participação foi possibilitada pelo Instituto Federal, sendo que, todos esses fatores, acumularam contribuições não só para meu desempenho em Enem e vestibulares, mas, principalmente, para a vida”.