Future-se: MEC realizará consulta pública no período de 28/10 a 01/11

Publicado por: Reitoria / 26 de Outubro de 2019 às 12:35

O Ministério da Educação promoverá consulta pública sobre o Future-se no período de 28 de outubro a 01 de novembro de 2019, conforme cronograma apresentado em videoconferência ao Conif no 21 de outubro de 2018. O MEC encaminhou no dia 18 de outubro, o Ofício nº 1.059/2019/GAB/SETEC/SETEC-MEC para o Conif convidando para uma videoconferência que ocorreu no dia 21 de outubro, para apresentar a minuta do novo Projeto de Lei do Future-se (em anexo) e uma apresentação em PDF (em anexo) com as principais alterações do texto submetido na primeira consulta pública.

No Ofício também é tratado sobre a nova consulta pública promovida pelo MEC que ocorrerá de 28 de outubro a 01 de novembro de 2019. A previsão do MEC é que o projeto de lei será entregue no dia 08 de novembro de 2019. Por conta do referido ofício, o Conif convocou os Institutos Federais para uma reunião extraordinária nos dias 29 e 30 de outubro sobre o Future-se.

Além da consulta pública promovida pelo MEC, o IFMT realizará uma audiência pública com a comunidade acadêmica e promoverá discussões nos campi. Tanto a metodologia e datas serão definidas pelo Grupo de Trabalho (GT) na próxima reunião no dia 01 de novembro.

Grupo de Trabalho do IFMT sobre o Future-se

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (24/10) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela organização de audiência pública sobre o Programa Future-se, constituída pelo Conselho Superior (em anexo).

A reunião do GT teve por finalidade a leitura da minuta do projeto de lei e da apresentação do Programa, a partir da videoconferência do Conif ocorrida no dia 21/10. O Presidente do GT, Marcus Taques Arruda afirma que “a ideia do Grupo de Trabalho é que os debates sejam feitos de forma ampla, democrática e acessível a todos”.

Marcus Taques destaca ainda sobre a importância do engajamento de todos os envolvidos no Programa, ou seja, servidores, alunos, sociedade civil e entidades de classe, como sindicatos, por exemplo.

No próximo dia 01 de novembro, o grupo de trabalho terá um novo encontro, dessa vez com o intuito de propor um cronograma de audiência pública e discussões em todos os campi do IFMT.

Na primeira reunião do GT estiveram presentes, além do presidente, Laura Aoyama Barbosa, Demétrio de Abreu Sousa, Átila Milhomem da Costa e Ali Veggi Atala Júnior.