IFMT assina termo de cooperação técnica com governo de MT

Publicado por: Reitoria / 18 de Setembro de 2019 às 13:53

Serão investidos cerca de R$ 3 milhões em 600 bolsas de iniciação científica para as                                      instituições de ensino superior (IES), entre elas o IFMT

Um termo de cooperação técnica entre as instituições de ensino superior de Mato Grosso – Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – e o governo do Estado, foi assinado na tarde desta terça-feira (17) pelos reitores das instituições e pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

Do total de bolsas concedidas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), 500 serão destinadas para cursos de graduação e 100 para alunos do ensino médio. O valor do investimento é de cerca de R$ 3 milhões a serem pagos no período de um ano, sendo R$ 450 mil destinados para graduação e R$ 150 mil para bolsas de ensino médio.

“Temos que estabelecer pilares para o desenvolvimento e o investimento em pesquisa é o caminho mais certo para se chegar ao futuro em condições melhores que o presente. Mato Grosso é especialmente ligado ao agronegócio, setor que ainda carece de caminhar muito para obter uma melhor competitividade”, disse Mendes.

O governador apontou para a necessidade de que os investimentos sejam aplicados em áreas de pesquisa que de fato atendam demandas de Mato Grosso, utilizando os recursos públicos de forma aprimorada e com foco nos resultados que beneficiem o Estado. Ele pontuou que irá analisar os resultados das pesquisas desenvolvidas com a parceria ao final do prazo de desenvolvimento dos trabalhos.

“A pesquisa deve ser cada vez mais focada naquilo que importa à nossa sociedade e que possa efetivamente produzir resultados. Com esse objetivo, vou contribuir avaliando os resultados dos investimentos, porque se forem positivos, os recursos serão novamente aportados. Caso contrário, poderão ser reduzidos ou até mesmo cortados”, asseverou o chefe do Executivo estadual.

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, considerou a assinatura como uma possibilidade de viabilizar projetos futuros para as três instituições públicas de ensino (IES), “a partir da abertura do governo do estado, ao reconhecer o impacto, o valor que as bolsas tem para as três instituições, para o desenvolvimento de pesquisa, de ações de extensão e, consequentemente, o fortalecimento do ensino.

"Isso é muito promissor, a preocupação e o compromisso do governo, como ficou nítido na fala do governador, que mostra estar disposto a ter esse diálogo mais próximo para propor ações para que as pesquisas desenvolvidas pelas IES contribuam para o crescimento do estado. Isso é salutar especialmente em um momento em que vemos caminhos contrários a esse em termos de investimentos em pesquisa”, destacou Willian.

O reitor também informou ao governador sobre a realização do 3º Fórum das IES, no próximo dia quatro de outubro, ocasião em que pautas de ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização são traçadas em prol do desenvolvimento de Mato Grosso. “Acredito que será um momento ímpar em que a participação do governo do estado já poderá trazer novos nortes de atuação,” completou.

O presidente da Fapemat, Adriano Silva, explicou que as bolsas serão divididas entre as instituições de ensino, sendo destinadas 200 para cursos de graduação da UFMT, 200 para a Unemat e 100 para o IFMT. Já as bolsas para o ensino médio foram divididas em e 50 para o IFMT, 30 para a Unemat e 10 para a UFMT.

“Essas bolsas têm como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre nossos estudantes, mediante a participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores qualificados. Vamos trabalhar para que sejam destinadas às áreas que realmente promovam avanços e o crescimento do Estado, trazendo resultados tanto para o setor público, como também para o setor produtivo”, afirmou Silva.

Também participaram do ato da assinatura do termo de cooperação, o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Stéphano do Carmo, a pró-reitora da Unemat, Leonarda Neves e o vice-reitor da UFMT, Evandro Soares.

(Fonte: Secom/MT Fotos: Tchélo Figueiredo - Secom/MT)

Marcadores: ifmt_1