IFMT é um dos parceiros no projeto do CEDES aprovado pelo Ministério do Esporte

Publicado por: Reitoria / 13 de Novembro de 2015 às 07:57

O Instituto Federal de Mato Grosso é um dos parceiros no projeto “Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede (CEDES)”, aprovado pelo Ministério do Esporte, no qual receberá apoio para estrutura e funcionamento do Centro, tendo como objetivo principal mobilizar e articular ações para pesquisa, formação, inovação e diminuição de desigualdade acadêmico-científica no estado de Mato Grosso nos diferentes contextos do esporte e lazer, buscando ampliar sua compreensão e possibilidades para o acesso, imbricado nas relações de cooperação entre instituições e grupos de pesquisa.

O projeto foi elaborado em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal do Mato (IFMT) e Centro Universitário de Várgea Grande (UNIVAG). No IFMT, o projeto é representado pela professora do IFMT-Campus Várzea Grande, Elisangela Almeida Barbosa, indicada pela instituição.

Segundo a professora Elisangela Almeida Barbosa, o projeto foi recentemente aprovado e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e agora está na fase de organização do grupo para atender as atividades.

“Inicialmente quem está participando do projeto são os campi: Cuiabá, Bela Vista, Várzea Grande e São Vicente. Isso se deu por conta da delimitação da área de ação, estando esses campi mais próximos e com maiores possibilidades de executarem as ações previstas no projeto. Existem três grandes grupos de estudos e dentro desses, algumas linhas de pesquisa. Não há uma linha específica para o IFMT, o funcionamento é sempre contando com pesquisadores de todas as instituições”, conta a Elisangela Barbosa.

Ela ressaltou que ao fim de dois anos, existe a possibilidade de renovação do projeto e previsão de ampliar a participação do IFMT envolvendo outros campi.

A proposta aprovada ficou entre as sete mais bem avaliadas dos 31 projetos submetidos ao Ministério do Esporte. O projeto está dividido em três dimensões estratégicas que serão desenvolvidas nos próximos dois anos por 24 professores das IES envolvidas, envolvendo diretamente sete grupos de pesquisa:

- Diagnóstico do Esporte, que terá como foco duas ações: 1 - O contexto da experiência e desenvolvimento positivo no esporte: estudo com jovens atletas mato-grossenses participantes dos jogos escolares e da juventude; 2 - A mulher no esporte: trajetória, tensionamentos e política no Estado de Mato Grosso;

- Diagnóstico do Lazer, com duas ações diretas: 1- Diagnóstico participativo no esporte: os sentidos dos futebóis para praticantes não profissionais nas comunidades e municípios do Estado de Mato Grosso; 2 - Diagnosticar e analisar as políticas públicas de esporte e lazer: espaços, conteúdos e apropriações.

- Memória e Formação em Educação Física, Esporte e Lazer, tendo duas ações distintas: 1 - Memória da Educação Física, Esporte e Lazer; 2 - Formação; Gestores e Profissionais.

Por fim, três ações especiais, diretamente vinculadas às três dimensões supracitadas do projeto: 1 – Encontro dos/as coordenadores/as dos cursos de Educação Física, Grupos de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Gestores/as de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso; 2 – Realização de Fórum Internacional de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano; 3 – Realização do Seminário de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano e os desafios das Políticas Públicas no Estado de Mato Grosso.

Os recursos do Ministério do Esporte, para as ações do “Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso”, são de R$ 406.000,00, os quais serão destinados à compra de equipamentos, material bibliográfico, bolsas para iniciação científica, organização de eventos científicos, apoio para coleta de dados, dentre outras demandas, que garantirão a estruturação e funcionamento do Centro.

A sede do Centro ficará na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Jane Vanini, na cidade de Cáceres-MT, sob a coordenação geral do professor doutor, Riller Silva Reverdito. A administração será feita por um colegiado formado por pesquisadores do Centro, indicados pelas Instituições parceiras (UNEMAT, UFMT, IFMT e UNIVAG), além de um representante da comunidade.

A estruturação e funcionamento de um “Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer no Estado de Mato Grosso”, potencialmente, inaugura um marco para a pesquisa em Esporte e Lazer, considerando a cooperação construída entre as Instituições, o número de pesquisadores e grupos de pesquisa envolvidos nas ações. E, com o funcionamento do Centro, a expectativa é ampliar a cooperação com outras Instituições e grupos de pesquisa do Estado, além de grupos de pesquisa de outros Estados da Federação e no Exterior.

Os representantes de cada Instituição parceira na concepção e apresentação da proposta, Prof. Drd. Riller Silva Reverdito – Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS/UNEMAT), Prof. Dr. Evando Carlos Moreira – Universidade Federal do Mato Grosso, Faculdade de Educação Física (FEF/UFMT), Profa. Ms. Elisangela Almeida Barbosa – Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e Profa. Ms. Raquel Stoilov Pereira Moreira – Centro Universitário de Várzea Grande, Curso de Educação Física (UNIVAG) afirmam que o apoio incondicional da gestão superior de cada Instituição foi determinante para elaboração e aprovação do projeto.

Para saber mais informações acesse: https://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/esporte-educacao-lazer-e-inclusao-social/rede-cedes/chamada-publica-rede-cedes-2015