início do conteúdo

IFMT integra ação contra queimadas na região de Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 29 de Setembro de 2017 às 10:22

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso durou de 15 de julho a 15 de setembro deste ano, mas as ações de prevenção e conscientização continuam. Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pontes e Lacerda, em conjunto com o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste, Guarda Mirim, Corpo de Bombeiros e Câmara dos Vereadores, distribuíram panfletos e fizeram campanha sonora no centro da cidade, além dos bairros periféricos à serra, para alertar sobre os perigos das queimadas, também passíveis de multas. A ação ocorreu no último dia 22.

Coordenador de Extensão e Relações Empresariais do Campus, o professor mestre Sérgio Gomes, destacou que o período de proibição das queimadas ocorre em uma época em que as chuvas não são frequentes no Estado. “O excesso de queimadas leva a uma baixa umidade do ar, além de outras consequências, como destruição da fauna, poluição do ar, danos a rede elétrica, prejuízos às residências e propriedades rurais, além do aquecimento global. As consequências à saúde também são destaques. A fumaça causa desconforto e problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Entre os problemas respiratórios associados a fumaça estão a Bronquite Asmática, como também pneumonia e espasmos”.

Em 2016, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou nos municípios de Vila Bela e Pontes e Lacerda 5.236 focos de incêndio. Nesse ano, os dados ainda não foram concluídos. Denúncias podem ser feitas  pelos telefones 193 (Corpo de Bombeiros) ou 0800 65 3838 (SEMA).

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT