IFMT participa do Projeto Rondon com oito estudantes de cursos superiores do Campus Pontes e Lacerda

Publicado por: Reitoria / 11 de Janeiro de 2016 às 12:31

Oito alunos do IFMT-Campus Pontes e Lacerda foram selecionados para participarem  do Projeto Rondon - Operação Paiaguás, no qual irão atuar no município de Poxoréu, distante 240 quilômetros de Cuiabá (MT). O lançamento da “Operação Paiaguás” ocorreu no último sábado, dia 09 de janeiro de 2016, no salão nobre Secretário Clovis Vetoratto, no Palácio Paiaguás. Mato Grosso é o primeiro estado a executar a edição regional do projeto, coordenado nacionalmente pelo Ministério da Defesa.

O lançamento no sábado (09/01) contou com a presença do Governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques; do Reitor do IFMT, José Bispo Barbosa; do Tenente-Brigadeiro do Exército e coordenador do Projeto Rondon, Ricardo Machado Vieira; dos representantes da UNIC, UNEMAT e UFMT, e dos 82 jovens universitários mato-grossenses que irão realizar um trabalho voluntariado em quatro municípios (Campo Verde, Alto Paraguai, Cáceres e Poxoréo).

Para o aluno de Licenciatura em Física do IFMT-Pontes e Lacerda, Cleiton Ferreira Caique, a expectativa do Projeto Rondon é alta e ele está muito animado.

Acompanham os estudantes, os professores - Epaminondas de Mato Magalhães, coordenador do projeto no IFMT e Nilmara Meirelles, coordenadora da extensão. A equipe estará em campo até o dia 24 de janeiro, e os estudantes ficarão responsáveis por oferecer palestras educativas em diversas áreas, como meio ambiente, saúde, educação, formação continuada dos professores e de servidores públicos.

O Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, ressaltou que o Projeto Rondon é um projeto de extensão de extrema importância porque vai atender as comunidades locais com os menores IDH do estado.

“A cidade que o IFMT irá atender no Projeto Rondon é o município de Poxoreu. O Instituto Federal está em presente em cidades próximas à Poxoréu, como Primavera do Leste, Diamantino, Campo Verde e Jaciara, o que proporciona a esta população local, a oportunidade de estudar em uma de nossas unidades de ensino”, destacou o reitor.

O Pró-Reitor de Extensão, professor Levi Pires de Andrade, disse que o Projeto Rondon é uma atividade ímpar, pois proporciona a interação dos alunos com a sociedade. Além disso, o atendimento ocorrerá com os municípios que mais necessitam. “O IFMT está indo ao encontro das demandas sociais que é uma das finalidades das Instituições de Ensino. Esse projeto representa a essencia da extensão que é o dialógo da instituição com a sociedade”, destacou Levi Pires de Andrade.

O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Ricardo Machado Vieira, destacou em sua fala a importância do Projeto Rondon. “Nós, militares, sempre tivemos a oportunidade de estar próximo da população carente. Vejo nesse projeto uma oportunidade para as nossas universidades saírem da teoria e irem para a prática, e olhar nos olhos de quem precisa. Tenho a certeza que vocês voltarão diferentes com essa experiência”, destacou o Tenente-Brigadeiro, Ricardo Machado Vieira, no lançamento da Operação Paiaguás.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon nasceu em julho de 1967, mas teve suas atividades encerradas em 1989. Em 2005 foi reativado devido a pressão de alunos universitários. O projeto é uma ação governamental do Ministério da Defesa por meio das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), que dividem a coordenação e apoio à execução.

Já o nome é uma homenagem ao mato-grossense Cândido Marino da Silva Rondon, o “Marechal Rondon”, considerado Patrono das Comunicações no Brasil e com feitos reconhecidos mundialmente. Até 05 de maio deste ano, Mato Grosso vive o ano de Rondon, em homenagem aos 150 anos de nascimento do mimosiano.

Com informações da SECOM-MT