início do conteúdo

IFMT planeja obras de infraestrutura e compra de equipamentos na capital e interior

Publicado por: Reitoria / 24 de Novembro de 2020 às 18:15

A pandemia da Covid-19 tem trazido desafios a todas as instituições. Ainda assim, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que se destaca no cenário mato-grossense pela oferta de ensino profissionalizante de nível Médio e Superior na capital e em dezenas de municípios do interior, conseguiu realizar projetos que irão proporcionar um incremento aos espaços de formação dos estudantes da instituição, com efeitos de longo prazo.

Ao todo, para o ano de 2020, são onze licitações para a realização de treze obras que serão possíveis com recursos previstos na lei orçamentária anual dos campi e da Reitoria e, ainda, com recursos recebidos em 2020 através de emenda orçamentária, por indicação da bancada parlamentar mato-grossense no Congresso Nacional, no valor de R$ 8,8 milhões.

“Esse é um trabalho de equipe, uma ação em rede, envolvendo várias mãos e de suma importância para o bom funcionamento das nossas unidades, que extrapola os limites físicos do nosso instituto, quando somamos nossos esforços aos nossos parlamentares nesse trabalho em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para os filhos e filhas do trabalhador deste estado”, avalia o reitor do FMT, Willian Silva de Paula.

Diferentes campi receberão obras e reformas em diversos ambientes, beneficiando estudantes, servidores e colaboradores com espaços amplos, acolhedores e confortáveis, que irão promover o desenvolvimento institucional nas respectivas localidades onde a instituição se faz presente.

As licitações têm sido viabilizadas por meio do trabalho colaborativo entre as equipes de gestão dos campi e da Reitoria. Pelo planejamento estratégico, os campi identificam as prioridades e trabalham para efetivar as licitações, com apoio técnico e jurídico da Reitoria, sempre prezando pela transparência e eficiência nos processos.

Entre as obras projetadas estão quadras poliesportivas, laboratório de artes cênicas, área de convivência para estudantes, laboratórios, alojamento feminino, auditório, anfiteatro e salas de aulas.

Além de obras de infraestrutura, outra ação de destaque é a ampliação da quantidade e modernização dos equipamentos para laboratórios que serão realizados pelos campi Pontes e Lacerda e pelos campi avançados Diamantino e Sinop. Também foram feitas aquisições pelos campi Barra do Garças (sala modular), Bela Vista (aquisição de elevador), Rondonópolis (serviços de engenharia para executar projetos de acessibilidade, pânico, incêndio e SPDA) e Várzea Grande (aguarda definição).

Veja a lista e situação das licitações:

· Reforma de hangar para o curso técnico em manutenção de aeronaves no campus Primavera do Leste, já licitado.

· Construção de laboratório de digestibilidade campus Alta Floresta, já licitado.

· Construção de quadra de esportes para o campus Alta Floresta, campi avançados Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra, licitado em 23 de novembro.

· Construção de área de convivência para o campus avançado Guarantã do Norte, licitação em 24 de novembro.

· Reforma do anfiteatro campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, licitação em 26 de novembro.

· Construção de laboratório de artes cênicas campus Alta Floresta, licitação em 26 de novembro.

· Construção de alojamento feminino campus Cáceres, licitação em 30 de novembro.

· Reforma do prédio do laboratório de mecanização agrícola do campus São Vicente, licitação em 02 de dezembro.

· Construção de bloco de salas de aula campus Confresa, licitação em 03 de dezembro.

· Construção de laboratório casa de amostra campus Juína, licitação em 10 de dezembro.

· Construção de auditório campus Campo Novo do Parecis, licitação em 10 de dezembro.

· Construção de quadra de esportes para o campus Sorriso, processo em fase interna de licitação.

                                                                   

                                                          Com informações da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN)

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefones: (65) 3266-8200 - (65) 3266-8241

Pontes e Lacerda/MT