IFMT-Pontes e Lacerda inicia curso em parceria com universidade da Colômbia

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 25 de Agosto de 2020 às 07:18

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste deu início ao curso de  Gestão Educativa (online), resultado da parceria com a Instituição Universitária Tecnológica de Antióquia – em Medellín, Colômbia. Com foco em criar vínculos entre os alunos e professores de diferentes culturas e perspectivas, nos próximos quatro meses os participantes dos dois países terão discussões/debates e atividades que demandarão interações constantes. O idioma e as distintas realidades serão os principais desafios.

Na proposta-perspectiva do curso, está a obtenção de pontos de vista sobre a “gestão educativa” em uma vivência única aos envolvidos, uma oportunidade de ter uma experiência internacional ainda que os alunos continuem fisicamente no mesmo lugar. " A troca de experiências no processo de formação, nos conhecimentos e nos procedimentos metodológicos de cada país será enriquecedora e espera-se com isso que os alunos possam desenvolver mais autonomia e proatividade, expandindo seus horizontes, o que certamente representa uma riqueza no aprendizado que vai muito além do conteúdo curricular estudado”, afirmou a professora mestre do IFMT Pontes e Lacerda, Clariana Nogueira.

Também professor mestre no Campus, Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova, que participa do projeto, ressaltou a parceria. “O convênio do IFMT com o Instituto da Antióquia é uma excelente iniciativa por parte de ambas instituições, pois irá proporcionar tanto para os docentes, quanto para os discentes oportunidades de troca de experiências, conhecimento, cultura. Os nossos alunos estão no primeiro semestre do Curso de Bacharelado em Administração e já terem esse contato internacional por meio desse convênio,  só vem a enriquecer sua formação profissional".

Além dos docentes e alunos, o curso conta com a técnica em assuntos educacionais Jezisbel do Santos Souza, que oferece suporte pedagógico e também o apoio da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT. “Esta aliás, não mede esforços para colaborar e oferecer experiências internacionais para os nossos alunos. Agradecemos pela oportunidade em participar de algo tão grandioso e de importância relevante ao aprendizado de toda comunidade do IFMT”, concluiu ela.