IFMT-Pontes e Lacerda e prefeitura de Araputanga firmam termo de cooperação para oferta de 2 cursos

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 4 de Dezembro de 2018 às 12:19

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste e a prefeitura de Araputanga firmaram termo de cooperação para oferta do Curso Subsequente Técnico em Química (40 vagas) e de Formação Inicial e Continuada em Língua Brasileira de Sinais (60 vagas). Formalizaram a parceria o diretor-geral do Campus do IFMT, professor doutor Stefano Teixeira Silva e o prefeito Joel Martins de Carvalho. Também participaram o diretor de ensino do Instituto, professor doutor Adriel Martins Lima e a secretária municipal de Educação e Cultura, Lindinalva Andrade. Os editais dos processos seletivos dos cursos com as respectivas datas das inscrições, provas e início das aulas ainda serão divulgados.

Stefano destacou a parceria e qualificação da mão de obra local. “Já temos o acordo de cooperação com o município de Araputanga para oferta de cursos técnicos subsequentes. O que fizemos foi reafirmá-lo para oferta do Curso Técnico em Química, subsequente ao ensino médio, e aproveitamos a oportunidade para atender outra demanda social, que foi apresentada, a oferta de formação inicial continuada na área de Libras, para atender profissionais da área de Educação que tenham alunos com necessidades específicas e toda comunidade”, declarou. “É o IFMT cumprindo mais uma vez seu papel social na oferta de educação profissional técnica e tecnológica e também atendendo as demandas sociais não só do município de Pontes e Lacerda, mas também das regiões vizinhas”, acrescentou.

O prefeito também ressaltou a oportunidade de qualificação à população. “Continuamos essa forte parceria com o Instituto Federal, na qual colocamos toda nossa população, comunidade, nossos servidores da Educação em especial. Que através da parceria possamos chegar aos nossos objetivos. São bons cursos, sem custo para as pessoas participarem. Que venham fazer as inscrições para que no futuro, tenhamos cada vez mais bons profissionais nessas áreas”.

Conforme o termo celebrado, o Curso Técnico em Química terá 24 meses de duração e as aulas ocorrerão às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã. Já o curso de Formação Inicial e Continuada em Língua Brasileira de Sinais terá duração de 6 meses, com aulas a cada 15 dias, também nas sextas-feiras e aos sábados.

Curso Técnico em Química- O Curso Técnico Subsequente em Química tem por objetivo proporcionar a formação técnica em Química ao estudante para que possa integrar-se a empresas públicas e privadas, locais e nacionais, atuando no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos, podendo ainda planejar e coordenar processos laboratoriais, realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. O profissional pode realizar vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos e participar no desenvolvimento de produtos e na validação de métodos, atuando em indústrias químicas, de alimentos e farmacêuticas ou em instituições de ensino e pesquisa.

Curso de Formação Inicial e Continuada em Libras- O curso tem o objetivo de difundir o conhecimento em língua de sinais para propiciar o acesso à comunicação. Caracteriza- se pelo conjunto de métodos de ensino específicos para a aquisição da linguagem, pelas adequações visuais para favorecer a compreensão, a formação profissional, o ingresso e consequentemente antevê uma melhor colocação no mercado de trabalho.