IFMT-Pontes e Lacerda: edital seleciona projetos de pesquisa e inovação e concede bolsas de iniciação científica

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 1 de Novembro de 2018 às 12:41

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste lançou o processo seletivo interno de Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica e de Bolsas de Iniciação Científica (Edital 014/2018) nesta quinta-feira (1 de novembro). Os interessados devem fazer a submissão de projetos até dia 6 de novembro, exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no SUAP – Módulo Pesquisa (https://suap.ifmt.edu.br), os quais poderão ser acessados através do link do menu lateral esquerdo, seguindo o caminho: Pesquisa, Projetos, Submeter Projetos, selecionar o edital que está aberto. O resultado final será divulgado dia 9 de novembro.

De acordo com o Edital, são previstas 3 modalidades de apoio: Auxílio Financeiro ao Pesquisador (taxa de bancada) no valor de até R$ 3 mil por projeto; Bolsa do Programa Institucional de Iniciação Científica – PROIC, para alunos de curso superior no valor de R$ 400 ou para alunos do ensino médio no valor de R$ 250, por até 10 meses; Bolsa de Produtividade em Pesquisa, no valor de R$ 600 por até 10 meses. Os projetos poderão ser submetidos na linha de apoio a Projetos de Pesquisa Aplicada e Projetos de Inovação Tecnológica.

Para cada projeto, poderão ser indicados até 3 pesquisadores voluntários e até 2 discentes voluntários. De acordo com o Edital, esta indicação deve ocorrer no ato da submissão do projeto no SUAP – Módulo Pesquisa. O pesquisador coordenador e o voluntário deverão anexar na submissão do projeto termo de compromisso assinado pelo Dirigente de Ensino do Campus.

Entre os objetivos do Programa de Valorização das Atividades de Pesquisa e Extensão estão fomentar a Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica através da concessão de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Auxílio Financeiro ao Pesquisador (taxa de bancada) e Bolsa de Iniciação Científica. Consta ainda despertar nos estudantes do IFMT, a vocação científica e o envolvimento nas atividades de pesquisa, proporcionando-lhes a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa e estimulando-os ao desenvolvimento da criatividade e do pensar científico.