IFMT-Pontes e Lacerda forma mais de 130 novos profissionais técnicos

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 21 de Dezembro de 2018 às 15:42

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste realizou a solenidade de formatura de 131 novos profissionais técnicos, na noite desta quinta-feira (20), na quadra poliesportiva do Campus. Receberam os canudos de formandos os concluintes do Curso Técnico em Comércio na Modalidade EJA- Educação de Jovens e Adultos e também dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio- Administração, Técnico em Informática e Controle Ambiental. Mais de 700 pessoas prestigiaram a cerimônia.

Representando o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Miguel de Barros destacou responsabilidade e ética aos formandos frente aos novos desafios. “O Campus Pontes e Lacerda se destaca no contexto nacional em diversas ações que observamos, como Olimpíada Brasileira de Astronomia, de História, projeto Teresa de Benguela, a Mostra Show de Física, Semana de Ciência e Tecnologia e o WorkIF, evento de pesquisa e extensão organizado pelo IFMT para apresentar para a sociedade tudo que é desenvolvido. Com isso apresentamos a comunidade os formandos, para fazerem a diferença no Estado de Mato Grosso, fortalecendo nosso crescimento. (…) O professor Willian confirmou o compromisso com a população lacerdense e com os servidores desta casa. O IFMT continuará investindo para que nossa instituição faça diferença na região de fronteira”.

Diretor-geral do Campus Pontes e Lacerda, Stefano Teixeira Silva ressaltou a qualificação dos novos profissionais. “É muito gratificante para nossa instituição celebrar com os alunos o alcance de mais esta meta, a realização desse sonho para eles e para nós. São 3 anos que esses jovens e adultos ficaram conosco e temos a oportunidade de celebrar com eles essa vitória. O Instituto abre as portas para comunidade, oferta educação profissional técnica, tecnológica, pública, gratuita e de qualidade. Os alunos que saem da nossa Instituição estão preparados para serem bons cidadãos e contribuírem para nosso mercado local de trabalho”.

Formando do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Guilherme Kirsch destacou a trajetória. “Foram 3 anos estudando, é uma trajetória grande. Durante esse período fizemos amizades, conhecemos pessoas novas, aprendemos muito com os professores, que acabaram sendo nossos segundos pais porque o IF se tornou a segunda casa também. São pessoas importantes que apareceram nas nossas vidas, com aprendizados não só de disciplinas, mas que vamos levar. Hoje termino o curso como todos os meus colegas, e acredito que posso falar por eles, saímos daqui não só formados, mas como pessoas melhores, evoluídas, que vão levar cada professor e cada ensinamento para a vida”.

O IFMT está em Pontes e Lacerda há 9 anos e oferece cursos gratuitos em diversas modalidades. No Ensino Médio Integrado são disponibilizados os Cursos Técnicos Controle Ambiental, Informática e Administração; no Ensino Médio Subsequente, os Cursos Técnicos em Química, Eletrotécnica e Administração. Na Educação de Jovens e Adultos, o Curso de Comércio. Já no Ensino Superior: Redes de Computadores, Comércio Exterior, Licenciatura em Física e Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial. Na Especialização: Gestão Empresarial e Ensino de Ciências Naturais e Matemática; além de Ensino à Distância. Mais de 1,2 mil alunos são atendidos.