IFMT-Pontes e Lacerda: inscrições para vagas remanescentes de 3 Cursos Superiores serão encerradas nesta quarta; seleção por meio de notas do ENEM

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 20 de Fevereiro de 2019 às 07:35

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira recebe até esta quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019, as inscrições para o Processo Seletivo Classificatório 2019/1, para o preenchimento de 16 vagas remanescentes do Edital 077/2018 (em anexo), para o Cursos Superiores de Licenciatura Plena em Física, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Eletrotécnica Industrial. Elas são direcionadas a quem concluir o Ensino Médio ou Equivalente até a data da matrícula e também fez um dos processos Seletivos do Enem de 2014 a 2018. Os interessados devem procurar a Secretaria-Geral de Documentação Escolar do Campus, com os documentos exigidos no Item 2 do Edital. Não é cobrada taxa.

A Seleção ocorrerá por meio de análise das notas no Enem, através de média arimética simples. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, mesmo tendo obtido pontuação superior a zero nas provas objetivas, obtiver zero na prova discursiva (redação) do respectivo Enem. O resultado final será divulgado dia 26 de fevereiro.

Licenciatura em Física- O curso tem como objetivo a formação de professores que atuarão na docência de Física, sobretudo na Educação Básica, embora não exclusivamente. Especialmente considerando o fato de que esse curso trata da formação de professores, seu desenvolvimento estimula em seus alunos a construção de uma visão crítica em relação ao papel social da ciência física na sociedade, fazendo com que o futuro licenciado desenvolva uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos, capacitando-o apropriadamente para a elaboração de conteúdos e desenvolvimento de métodos, produtos e aplicações em sua área de atuação, dominando conhecimentos específicos em Física e suas relações com a Matemática e outras Ciências.

Tecnologia em Redes de Computadores- Forma o profissional que atuará mais pontualmente na subárea de redes de computadores, dentro da grande área de atuação profissional da informática. Assim, o graduado em Redes de Computadores estará apto a trabalhar com produtos e serviços tecnológicos que envolvam redes de comunicação de dados, realizando atividades de concepção, especificação, projeto, implantação, avaliação, suporte e manutenção de redes de computadores, buscando soluções para os mais diversificados problemas.

Tecnologia em Eletrotécnica Industrial- O profissional terá a habilidade de desempenhar atividades voltadas para a execução de: projetos, implantação, operação e manutenção nas áreas de geração, distribuição, infraestrutura elétrica e gerenciamento de plantas industriais. Ao término do curso terá competência para possibilidades de atuação como aptidão ao planejamento e gerenciamento de implantação e manutenção/operação, bem como supervisão de equipes técnicas; controle de qualidade das manutenções preditivas, preventivas e corretivas (planejadas e não planejadas) de máquinas, dispositivos eletromecânicos e infraestrutura elétrica em linhas de produção; procedimentos voltados à segurança do trabalho e responsabilidade socioambiental, entre outros.