IFMT-Pontes e Lacerda lança pesquisa para traçar perfil dos egressos da Instituição

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 26 de Outubro de 2017 às 09:44

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste lançou a Pesquisa Perfil do Egresso, com objetivo  de traçar o perfil dos egressos do Campus, do período de 2011 a 2016, em todas as modalidades de ensino oferecidas pela Instituição: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino Médio Integrado; Cursos Superiores e Cursos Subsequentes.  Para responder o questionário, o egresso deve acessar o site www.plc.ifmt.edu.br e clicar no banner ou diretamente no link https://plc.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/pesquisa-perfil-do-egresso/.

Coordenador da Pesquisa, o técnico em assuntos educacionais Hamilton Matos Cardoso Júnior destacou de que forma os dados serão compilados. “Os dados obtidos com os questionários, bem como com a pesquisa, serão objeto de análise para traçar o perfil do egresso do Campus, verificando a eficácia institucional e efetividades social e acadêmica da Instituição.  Por meio dos dados será possível compreender o nível de empregabilidade dos cursos deste Campus, verificando a contribuição do IFMT para desenvolvimento regional. Os resultados ainda poderão subsidiar os processos de planejamento institucional e pedagógico voltados à adequação das atividades deste IFMT com a realidade socieconômica regional”.

Hamilton ainda ressaltou o fato da pesquisa ser inédita. “Observa-se que pesquisas que tenham como foco o egresso, bem como mensurar as contribuições dos Instituto Federais para as regiões onde estão instalados ainda é uma realidade pouco presente nas instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. É oportuna a investigação do perfil do egresso do IFMT Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, tendo em vista que não foi realizado um trabalho desta natureza no referido Campus, impossibilitando analisar as contribuições efetivas da instituição para o desenvolvimento socioeconômico, bem como definir ou redefinir seus cursos, currículos e práticas pedagógicas. Portanto, é importante a participação dos alunos egressos no referido período (2011 a 2016), tendo em vista que as informações poderão auxiliar no planejamento, controle e avaliação das atividades escolares e acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) oferecidas por este Instituto Federal”.

O questionário ficará disponível no site para ser respondido pelos egressos, pelo período de 3 meses (de outubro 2017 a janeiro de 2018).