IFMT-Pontes e Lacerda promove Semana da Consciência Negra a partir desta quinta-feira

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 21 de Novembro de 2018 às 15:03

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste promoverá a 11ª Semana da Consciência Negra nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Campus. O tema desta edição é “Da Libertação à Liberdade: Constituição Cidadã e as Relações Étnico-Raciais”, com o objetivo de debater e refletir sobre os processos históricos sociais, cultura e identidade, cidadania e justiça social que dizem respeito não apenas à população negra, mas a brasileira como um todo; bem como a importância do diálogo e da convivência harmônica com a diversidade.

A abertura ocorrerá nesta quinta-feira, às 19h30 com apresentação cultural e palestra da professora mestre Joyce Maria Rodrigues, com o tema “Sobre a implementação de políticas públicas de promoção à igualdade racial no Brasil”. No dia 23, serão realizadas rodas de conversas, minicursos, cine-debate, mesa redonda. Essas atividades terão como convidados os professores: Rinaldo Ribeiro de Almeida, Coletivo Audiovisual Negro Quariterê, Maureci Moreira de Almeida, empresários do município de Pontes e Lacerda, entre outros.

O encerramento será no dia 24. No período matutino terá a palestra da professora mestre Amarílis Regina Costa da Silva com o tema “Os 30 anos da Constituição – O Movimento Negro e a Demanda por Direitos” e o II Torneio de Jogos Africanos. No período vespertino, ocorrerá a II Feira Cultural Afro-brasileira do IFMT- Campus Pontes e Lacerda, que busca divulgar e valorizar os elementos culturais por meio de danças, performances, sarau, gastronomia, música.

Todas as atividades são gratuitas e aberta à comunidade interna e externa. Mais informações podem ser obtidas no e-mail: consciencianegraprogramacao@gmail.com.

Veja a programação completa abaixo: