IFMT-Pontes e Lacerda prorroga inscrições para Curso Técnico em Comércio, com bolsa de R$ 100 e seletivo sem prova de conhecimentos

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 20 de Dezembro de 2018 às 11:01

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste prorrogou para 25 de janeiro de 2019, o fim do prazo das inscrições para 35 vagas do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Edital Retificador 01, relativo ao Edital 015/2018 que rege o Seletivo, foi publicado nesta segunda-feira (17), ambos anexos. O resultado das inscrições confirmadas será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019 e a Palestra de Conhecimentos acontecerá dia 29 de janeiro de 2019, às 20h, no Campus. A relação dos aprovados será publicada dia 30 de janeiro de 2019 e o período de matrículas, de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2019.

Para concorrer, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental, não ter concluído o Ensino Médio e ter 18 anos completos até a data da matrícula. Não é cobrada taxa de inscrição e o curso é gratuito. Para se inscrever, conforme o Edital, o candidato deverá ir pessoalmente a Secretaria-Geral de Documentação Escolar do Campus, até às 18h, do dia 25 de janeiro de 2019, com o formulário de inscrição preenchido (ele está disponível anexo ao Edital e na versão impressa na Secretaria).

Diretor de Ensino do Campus, o professor doutor Adriel Martins Lima destacou como será o Seletivo. “O processo é sem prova escrita, entrevista ou avaliação de conhecimentos. A única avaliação que vai ter será a análise do formulário de inscrição e a participação do candidato na palestra de esclarecimentos”.

Conforme Adriel, o aluno do curso também tem incentivo para permanecer estudando. “Para valorizarmos a permanência do aluno no Campus, no curso Técnico em Comércio (Educação de Jovens e Adultos), há uma bolsa no valor de aproximadamente R$ 100 mensais para ele se manter matriculado. Não há nenhum seletivo para essa bolsa, garantida no ato da matrícula. Além dela, o discente poderá concorrer a bolsas de alimentação e transporte, cada uma, no valor de R$ 145”.

A área para atuação do profissional Técnico em Comércio é grande. “O Técnico em Comércio trabalha diretamente veiculado ao comércio, na parte administrativa, vendas. O aluno vai aprender técnicas da área, negociação, marketing, entre outras. Como aqui em Pontes e Lacerda temos um ramo comercial grande, então, é importante qualificar ainda mais profissionais para o mercado de trabalho. É um curso da Educação de Jovens e Adultos e quem faz, já sai com o Ensino Médio concluído e ainda com um curso técnico, pronto para o mercado de trabalho”.

As aulas serão iniciadas de acordo com o calendário acadêmico.