IFMT-Pontes e Lacerda: prorrogadas inscrições para edital que seleciona projetos de pesquisa e inovação e concede bolsas de iniciação científica

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 30 de Outubro de 2019 às 15:56

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste divulgou, nesta quarta-feira (30), dois Editais Retificadores (02 e 03 anexos) ao processo seletivo interno para Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica e de Bolsas de Iniciação Científica (Edital 015/2019 em anexo). O cronograma foi alterado e os interessados agora podem fazer a submissão de projetos até 02 de novembro, exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no SUAP – Módulo Pesquisa (https://suap.ifmt.edu.br), os quais poderão ser acessados através do link do menu lateral esquerdo, seguindo o caminho: Pesquisa, Projetos, Submeter Projetos, selecionar o edital que está aberto. O resultado final será divulgado dia 06 de novembro.

De acordo com o Edital, são previstas 2 modalidades de apoio: a Bolsa do Programa Institucional de Iniciação Científica – PROIC, para alunos de curso superior no valor de R$ 400 para 20 horas semanais ou para alunos do ensino médio no valor de R$ 240, por até 12 horas semanais, por até 10 meses permanece; mas o Auxílio Financeiro ao Pesquisador (taxa de bancada) agora é de R$ 2 mil por projeto.

Entre os objetivos do Programa de Valorização das Atividades de Pesquisa e Extensão estão fomentar a Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica através da concessão de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Auxílio Financeiro ao Pesquisador (taxa de bancada) e Bolsa de Iniciação Científica. Consta ainda despertar nos estudantes do IFMT, a vocação científica e o envolvimento nas atividades de pesquisa, proporcionando-lhes a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa e estimulando-os ao desenvolvimento da criatividade e do pensar científico.