IFMT Pontes e Lacerda realiza IX Semana da Consciência Negra

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 16 de Novembro de 2016 às 11:17

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste realiza, no dias 17, 18 e 19 de novembro, a IX Semana da Consciência Negra. Trata-se do evento mais tradicional do Campus que tem, nesta edição, o tema ‘Ubuntu’ - uma antiga palavra africana originária da língua Zulu, sem tradução literal para o português, e significa "eu sou porque nós somos” – um chamado para a coletividade e reciprocidade.

O evento será aberto nessa quinta-feira (17), a partir das 18h30, com uma roda de conversa que vai debater o tema "Por uma ética afroperspectivista: a filosofia Ubuntu do 'eu sou porque nós somos'". A programação também é alusiva ao Dia da Filosofia, celebrado também no dia 17 de novembro. A abertura oficial da IX Semana da Consciência Negra está prevista para a sexta-feira (18), a partir das 19h, com a pré-estreia do curta-metragem ‘Siriri de Roda’, uma produção do projeto Cine Guaporé do IFMT – Pontes e Lacerda, gravado na comunidade Maria Capoeira.

De acordo com a coordenadora do evento, Manuela Arruda, a coletividade é a matriz central para os debates, apresentações de trabalho e oficinas propostas para este ano. “Queremos conversar e aprender mais sobre as relações interpessoais e a inclusão, em todos os espaços sociais”, disse.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas no link https://www.even3.com.br/scn2016.

Confira abaixo a programação completa: