IFMT-Pontes e Lacerda recebe Exposição Olhares Ocultos, Paisagens Perceptíveis

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 19 de Novembro de 2018 às 08:30

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste foi palco da Exposição Olhares Ocultos, Paisagens Perceptíveis, do fotógrafo e documentarista Henrique Santian, que apresentou aos alunos, em 20 imagens do acervo, diferentes características dos biomas do Estado, em especial o Cerrado, Amazônia, Araguaia e Pantanal. Enaltecendo diferentes pontos geográficos, além das culturas em cada canto, ele aponta a intenção de busca da reflexão. “A ideia é trazer o aluno para refletir sobre esses temas, questões socioambientais. Que aconteça esse questionamento sobre as diferentes paisagens que temos, o que está acontecendo no meio ambiente, quais as formas de ajudar e mudar esse cenário”.

Da natureza exuberante do Estado a rotina de indígenas, o fotógrafo cria um roteiro. “A Mostra reúne um acervo que conta uma história. Tudo aqui é uma metáfora. As imagens têm um roteiro. A linguagem fica livre para se interpretar como quiser. Mas se for observar a narrativa da linguagem da imagem, se vê a construção: começa com fotos de indígenas, que fiz em diferentes dias e aí depois, quando fui editar, trabalhar e separar, percebi que o ansião e o índio mais novo se encaixaram perfeitamente. Aí que surgiu a ideia de lançar a exposição através dessa imagem, porque ela me despertou isso, o novo e o velho. O que o novo busca entender do mais velho, que tem a cultura, tradição. O novo que ainda cultua a cultura do ansião”, afirmou.

O pensamento próprio de quem vê a exposição é instigado em cada imagem. “Também ainda tem imagens da queimada, coração de pedra que encontrei, árvore com raízes aéreas que mostram resistência. Têm diferentes imagens que causam essa reflexão: o que a humanidade está seguindo? Para onde vai? O que queremos como seres humanos na aqui na Terra? Qual é nossa missão? Acredito que essas imagens têm um poder muito forte de impacto, porque são reais, não tem manipulação, são bem cruas”.

A Mostra fotográfica Olhares Ocultos, Paisagens Perceptíveis  foi contemplada pelo Edital Circula MT (2016) do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura. Ao fazer o registro fotográfico de ambientes naturais e em transformação, o fotógrafo traz como identidade em seu trabalho um olhar documental artístico. A exposição em Pontes e Lacerda foi realizada no último dia 8.