IFMT promove oficinas que interligam Língua Brasileira de Sinais e Língua Gestual Boliviana

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 22 de Maio de 2019 às 10:44

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste dará início  ao projeto de extensão: Aprendendo Novas Línguas Através dos Señas: Libras/Língua Brasileira de Sinais x LGB/Língua Gestual Boliviana, nesta quarta-feira (22), a partir das 14h30, no bloco de aulas do Campus. O objetivo é incentivar o uso da língua para surdos e não surdos e ainda formar discentes para ensino/interpretação, em especial os alunos do curso  FIC-Formação Inicial e Continuada do IFMT/PLC, em parceria com professores e surdos da comunidade, sejam Brasileiros ou/e Bolivianos, promovendo imersão e capacitação linguística. A ação é aberta ao público de forma geral e totalmente gratuita.

No projeto são previstas oficinas e os encontros acontecerão todas as quartas-feiras até final de junho, sendo a primeira delas com tema Sinais - Termo: Violência Contra a Mulher Surda; a segunda ABC Libras x LGB; terceira Números e Saudações Libras x LGB e quarta Verbos Libras x LGB. “Entendemos que este projeto possibilita o conhecimento das Línguas de Sinais por parte dos discentes.  Apresentando-se como instrumento eficaz para o processo de inclusão de alunos surdos na região da Fronteira Oeste, seja em ambientes escolares e não escolares, além de representar um espaço de reflexão sobre assuntos relacionados à inclusão social e o bilinguismo, podendo ser operacionalizada nas escolas e órgãos afins. já obtemos resultados positivos, para os discentes multiplicarem o conhecimento na comunidade como um todo”, é apontado pela organização na discriminação do projeto.

Na discriminação, ainda é frisada a iniciativa do projeto. “Nas cidades de Pontes e Lacerda e da região, por fazerem fronteira com a Bolívia, depara-se com um desafio especifico que é a necessidade de escolarização dos Surdos brasileiros e bolivianos de forma conjunta. Partindo dessa realidade é que surgiu a inquietude e a curiosidade e propor este projeto de extensão:  que visa ofertar em Libras e LGB, para atender aos alunos Surdos na Fronteira, que se encontram inseridos da nova ordem da educação inclusiva “concreta” e se estão analisando e selecionando os percursos e suas adaptações pedagógicas”.