Instituições se unem para iniciar sessões de Equoterapia em Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 4 de Abril de 2016 às 17:44

Uma reunião entre diversas instituições realizada na tarde desta segunda-feira (4) em Pontes e Lacerda deu início às conversas para a implantação de sessões de Equoterapia no município. O encontro aconteceu na Prefeitura e contou com a presença de representantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Pontes e Lacerda, Unemat, Sindicato Rural, além do prefeito do município, Donizete Barbosa do Nascimento.

A proposta do encontro foi elaborar estratégias para oferecer a terapia gratuitamente à população. Para isso, o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFMT dará apoio na articulação com outros Institutos Federais do país que já atuam com projetos semelhantes. “Trata-se de uma ação social de extrema importância para a região, uma vez que existe a necessidade do tratamento que trará muitos benefícios àqueles que precisam”, destacou Alex Siqueira, diretor do Campus.

Representantes da Unemat em Pontes e Lacerda já pesquisavam sobre a implantação do projeto no município, inclusive visitando outros locais em Mato Grosso que já oferecem a Equoterapia, como é o caso de Araputanga. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, o Nilmar Miotto, projeto terá total apoio da instituição. “Nos comprometemos com a estrutura necessária para a implantação do projeto em Pontes e Lacerda. Não mediremos esforços para concretizar a ação”, disse.

O prefeito Donizete Barbosa elogiou a iniciativa e se comprometeu a dar a poio com a disponibilização de profissionais para atuar no espaço. “A Equoterapia vai colaborar com a emancipação das pessoas com necessidades específicas”, concluiu.

Para a continuidade do projeto, um grupo de trabalho foi criado para a estruturação de todo o processo de implantação.

EQUOTERAPIA

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades específicas. A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.