Internacionalização na estrutura interna do IFMT é tema de discussão em mesa-redonda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 27 de Novembro de 2018 às 16:45

As parcerias internacionais para estudos e qualificação celebradas pelo Instituto Federal de Mato Grosso foram temas da mesa-redonda intitulada “Entendendo a internacionalização na estrutura interna do IFMT: o que já fez, faz e o que ainda pode ser feito por nossa Instituição”, realizada na tarde desta terça-feira (27), primeiro dia Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF), em Cuiabá. A mediação foi da professora Sônia Regina Guimarães da Fonseca, com participação de Fernanda Costa (IFMT), da professora doutora Sinome Anese (IFMT Campus Campo Novo do Parecis), professor mestre João Freitas (IFMT Campus São Vicente) e professor doutor Saulo Pieret (IFMT Campus Cuiabá).

João Freitas destacou dois dos projetos que possibilitam intercâmbio e auxiliam, como também possibilitam a celebração intercultural: Education USA e AFS- Intercultura Brasil. “Se o aluno de segundo ano do ensino médio integrado, ou terceiro ano, tem interesse em estudar nos Estados Unidos, o EducationUSA auxilia no caminho como uma fonte oficial de informações, as provas necessárias, traduções de documentos”, explicou. Dúvidas podem ser sanadas todas sextas-feiras, na reitoria do IFMT. “Já o AFS traz a possibilidade uma prática intercultural, há alunos que vem de fora fazer intercâmbio no IFMT, como temos um em Várzea Grande, que veio da Austrália. Há italianos também, que ficam em casas de famílias que se dispuseram, se cadastraram. Eles recebem todo acompanhamento necessário”, emendou.

A professora Simone Anese detalhou ainda a experiência de pós-doutorado na Espanha. “Estudei na Universidade de Cadiz, onde há uma ótima estrutura e apoio aos acadêmicos, estudantes. O ritmo de trabalho é bem dinâmico, bem com o aprendizado. Sem falar na troca de cultura, que até se assemelha um pouco à nossa”.

Fernanda Costa destacou também o voluntariado nas ações. “Todas essas ações vem sendo trabalhadas há alguns anos. Temos atuação voluntária de servidores e até alunos que estão lidando mais com isso. Acredito que o WorkIF é um evento ímpar para trabalhar desse tema de internacionalização”, finalizou.

Confira as fotos do evento no link https://www.facebook.com/pg/IFMT.Oficial