JIFMT injetará R$ 1 milhão na economia de Tangará da Serra

Publicado por: Reitoria / 14 de Junho de 2016 às 09:33

A realização do 3º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), no município de Tangará da Serra, prevê uma injeção direta e indireta de mais de R$ 1 milhão na economia do município, especialmente no setor de serviços com a ocupação de 100% dos leitos dos hotéis, pousadas e o consumo no comércio local.

Somente em impostos, a previsão é de que o município arrecade mais de R$ 100 mil. “Um evento como esse que coloca na cidade mais de 1.100 novos consumidores movimenta a economia e produz um retorno significativo para o município”, informou Gilcélio Peres, Diretor-Geral do Campus Tangará da Serra e organizador local do JIFMT.

Para dona Francisca Almeida, proprietária do Hotel Almeida, o evento 'agita' bastante a cidade. “É uma benção meu filho essa juventude toda aqui na cidade. Eles trazem alegria e também um pouquinho de dinheiro, que a coisa tá feia né?”, afirmou dona Chica, como é conhecida. O Hotel Almeida foi 100% ocupado, assim como outros 19 hotéis da cidade.

Além da hospedagem, o consumo em restaurantes, supermercados, farmácias e lanchonetes é grande. A previsão é de que cada aluno participante gaste pelo menos R$ 50,00 durante o período dos jogos. “São investimentos públicos diretos em infraestrutura para a realização dos JIFMT e principalmente em assistência estudantil, ou seja, recursos financeiros que ficam na região e que refletem na economia local”, destacou o reitor José Bispo Barbosa, durante a abertura do evento.

Segundo o prefeito do município, Fábio Junqueira, a realização do JIFMT foi fundamental para aquecer e também para divulgar o potencial econômico e turístico da região. “Estamos muito satisfeitos em receber o Instituto Federal aqui, pois temos certeza que além desse impacto imediato, teremos ainda desdobramentos importantes para o município no futuro”, afirmou.

O 3º JIFMT está sendo considerado como o maior evento esportivo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com a participação de 1087 atletas de 19 campis do Instituto Federal de Mato Grosso em 11 modalidades esportivas. Além dos atletas, o evento trouxe para cidade também cerca de 100 servidores (docentes e técnico-administrativos) do IFMT e dezenas de profissionais como árbitros, profissionais de saúde, motoristas, entre outros.

Jones Martinho
Ascom/Campus Cuiabá/IFMT
Fotos Crédito: Edur Marques França (Ascom/Campus Cuiabá/IFMT)