Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão é aberta oficialmente no IFMT-Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 19 de Outubro de 2017 às 08:23

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste deu início à VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fronteira (Jepex), na noite desta quarta-feira (18), com enfoque na divulgação de atividades científicas, extensionistas e de ensino. Palestrante oficial, o pró-reitor de Ensino do IFMT, professor mestre Carlos Câmara, falou sobre a Ciência, Cultura e Pluralidade: Desafios na Construção do Conhecimento Científico e Tecnológico, tema da Jornada.

Segundo Câmara, “na Ciência, por sí, por mais inédito que o resultado seja, faz parte do processo de construção cognitivo. Por mais individual que seja o produto final, e por mais isolado que seja o objeto. Porque temos alí uma estrutura que é um prospecto, uma experimentação pela prática da aprendizagem e temos observado que isso é recorrente e contínuo. E Ciência requer sempre esse processo”.

Diretor-geral do Campus, o professor doutor Stefano Teixeira Silva ressaltou o compartilhamento de conhecimento. “É nossa oportunidade de abrir um espaço de diálogo dentro do IFMT para toda comunidade acadêmica de Pontes e Lacerda. Até sábado (21) vamos realizar diversas atividades e estabelecer esse espaço. Espero que todos aproveitem para que possamos compartilhar conhecimento e realizar as atividades e juntos, fomentar a construção do conhecimento científico”.

Coordenador da comissão que organiza a Jornada, o professor mestre Sérgio Gomes destacou a programação. “Foi um desafio muito grande montar essa Jornada Científica. Estamos lidando com um evento de grande porte no qual temos a obrigação de trazer à comunidade bons trabalhos, mesas-redondas, minicursos e temos ainda a nossa 3ªFeira Solidária. A Jornada é sempre um desafio, ainda mais em uma cidade como Pontes e Lacerda onde temos inúmeras instituições no contexto do ensino público a nível superior. Agradecemos a todos que colaboraram”.

A Jornada tem sequencia nesta quinta-feira (19). Serão ao todo 57 atividades na Jornada, divididas em 40 minicursos, 17 mesas redondas, um encontro de egressos do ensino superior, apresentações orais e em pôsteres de resumos simples submetidos e aprovados, programação cultural, concurso e amostra de fotografia. Haverá ainda outras atividades como a Feira Solidária, que será realizada no dia 21.

O evento já é tradicional no Campus. Acadêmico e multidisciplinar, fomenta novos conhecimentos, debate questões relativas à pesquisa e atividades de extensão e inovação. Possibilita ainda mais o despertar acadêmico aos participantes e a divulgação científica.

Veja a programação completa abaixo: