Lançado edital para ações de extensão de livre iniciativa

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Fevereiro de 2019 às 14:11

Foi assinado, nesta segunda-feira (4), o Edital IFMT/PROEX nº 010/2019, contendo normas e procedimentos que orientam a aprovação e registro de ações de extensão de livre iniciativa a serem desenvolvidas por servidores ativos e inativos da Reitoria e dos Campi do IFMT.

Entre os objetivos do edital estão a transmissão do conhecimento gerado no âmbito do IFMT a fim de promover o impacto direto no desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico regional bem como o fomento às atividades didático-comunitárias, articuladas com o Ensino e a Pesquisa, oportunizando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão.

As submissões dos projetos poderão ser realizadas até o dia 20 de dezembro de 2019. As propostas deverão ser inscritas pelo proponente no SUAP Módulo Extensão e os projetos de extensão deverão estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMT e com a Resolução Consup n° 35/2013 Regulamento de Atividades de Extensão do IFMT.

O pró-reitor de Extensão, Marcus Taques explica que esse edital visa contemplar os projetos que não contam com financiamento da instituição por meio de bolsas ou taxas de bancada, além de ficar vigente durante todo o ano de 2019.

Projetos - As propostas deverão contemplar às seguintes diretrizes: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; contribuição para a formação cidadã; interdisciplinaridade; produção de conhecimento; desenvolvimento local e/ou regional; relação dialógica com a sociedade; e contribuição para a formação cidadã de jovens em conflito com a lei.

Cada proposta deverá ter um servidor coordenador, que será o proponente, no mínimo um estudante, e, no máximo, outros três colaboradores internos ou externos na equipe executora. O Coordenador do projeto deverá apresentar em sua proposta, na aba equipe, a disponibilidade da carga horária mínima de quatro horas semanais, para as atividades do projeto.

Os servidores membros das equipes dos projetos deverão ter a disponibilidade da carga horária mínima de duas horas semanais, para as atividades do projeto. Os estudantes das equipes deverão estar regularmente matriculados em cursos técnicos, superiores de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) ou de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) dos Campi do IFMT e apresentar disponibilidade de no mínimo duas horas de dedicação às atividades.

A análise e avaliação das propostas será realizada pelo Setor de Extensão do campus. Não há limitação no número de propostas aprovadas ou concorrência entre os projetos submetidos.

Para mais informações acesse, abaixo, a íntegra do Edital 010/2019.