Membro da Academia Mato-grossense de Letras abre aulas da Pós Graduação em Estudos Linguísticos

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 7 de Outubro de 2019 às 16:16

“Literatura infantil e juvenil: como escrevo?” foi o tema da aula magna do Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários, proferida pelo poeta e escritor Ivens Cuiabano Scaff, membro da Academia Mato-grossense de Letras, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, nesta sexta-feira (04). O evento foi gratuito e aberto a toda comunidade.

Médico e também professor, Ivens relembrou a trajetória dele, o amor pela escrita e como a literatura mudou a sua vida. Criado no Bairro do Porto, em Cuiabá, ao longo dos anos tem se dedicado a ala infanto-juvenil. "Antigamente não tinha escrita direcionada a criança, ao jovem. Poucos se atreviam (...). Quando comecei, na verdade, não tinha um público definido, a quem era direcionado o material. Fui escolhido por esse público, quando me dei conta que era ele quem mais se interessava pelo que eu escrevia".

E para desenvolver a arte de escrever, segundo Ivens, é preciso ser paciente, além de estar aberto absorver o que acontece a volta, adequação ao público direcionado e o tema abordado. "Às vezes se tem uma ideia maravilhosa, mas o resultado não fica bom. Estão, é hora de parar, sair, e aguardar".

O Curso de Pós Graduação promovido pelo IFMT Fronteira Oeste busca aprimorar a prática docente na educação básica no que tange as atividades de ensino e pesquisa da língua e literatura. Entre os objetivos, está a produção de conteúdo científico que traga à tona a formação para o melhor desempenho das atividades de ensino e pesquisa no âmbito das redes públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.

Diretor Geral do Campus, o professor doutor Stefano Teixeira Silva destacou o comprometimento da Instituição com o ensino. "Entendemos que precisávamos cumprir ainda mais nosso papel social e sabíamos que a demanda existia. Então, nada mais justo e natural, termos uma parceria com a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) para que pudéssemos executar a proposta, e assim foi feito. Apesar das dificuldades, conseguimos aprovar o curso, e agora o desafio além de ser nosso, como instituição, passa ser de vocês também", afirmou aos alunos.

Coordenadora do Curso de Pós Graduação, a professora doutora Vanderluce Moreira Machado enalteceu a força de vontade dos estudantes. "Sabíamos que não seria uma tarefa fácil. Os cursos superiores e de pós graduação no Brasil atualmente tem um nível assustador de evasão. Quero fazer um apelo a vocês, para serem resilientes, determinados, acreditar na nossa Instituição, nos profissionais que os auxiliarão e principalmente acreditarem em sí mesmos. Cazuza, que era um poeta já dizia: o tempo não para".

As aulas serão presenciais, às sextas-feiras e aos sábados, quinzenalmente.