Palestras da equipe da Controladoria Geral da União integram 5º Codir

Publicado por: Reitoria / 21 de Junho de 2019 às 16:51

A programação do 5º Colégio de Dirigentes foi encerrada no dia 19 com a participação da equipe da Controladoria Geral da União (CGU), que realizou três palestras abordando os processos de governança, de gestão de risco e os controles internos.

O superintendente Daniel Gontijo Mota explicou que a ideia foi apresentar brevemente o trabalho da CGU e o que ela consegue proporcionar para auxiliar o instituto a melhorar o alcance dos seus objetivos.

"Abordamos o papel da ouvidoria, a transparência passiva, como o gestor precisa estar ouvindo e respondendo ao seus clientes, neste caso os principais seriam os alunos; a integridade nessa governança, no aprimoramento da gestão; e a ferramenta de gerenciamento de risco para que o instituto consiga atingir seus objetivos de forma mais fácil, mais eficiente e correndo menos riscos de não conseguir atingí-los", detalhou Gontijo.

Para o reitor Willian Silva de Paula, assuntos como o gerenciamento de riscos, o papel da auditoria no âmbito da instituição, a política de dados abertos, no caso da ouvidoria, da integridade pública, e principalmente a cultura da integridade necessitam ser trabalhados e disponibilizados ao cidadão tanto da comunidade interna quanto externa.

"Precisamos tratar desses temas e outros que estão na demanda de trabalho para que o IFMT seja transparente, objetivo e cumpra sua missão da melhor forma possível. A participação da equipe da CGU teve esse compromisso de proporcionar uma discussão, esclarecer dúvidas para alinharmos ações para que nossa instituição venha a cumprir as legislações vigentes", avaliou o reitor.

O superintendente considerou valiosa a oportunidade de falar com todos os gestores, a alta administração, que é onde é necessário fazer a primeira sensibilização, onde todo o trabalho de governança começa.

"Não apresentamos casos concretos, mas trabalhamos a conscientização, a sensibilização e a oferta de um curso de implementação de gerenciamento de risco. O instituto já tem várias medidas feitas, está avançado muito nessa questão, mas é um processo diário que precisa estar sempre em evolução", encerrou.

Marcadores: ifmt_1 codir_1