Programa criado por servidores do IFMT recebe registro do INPI

Publicado por: Reitoria / 26 de Abril de 2019 às 14:37

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o certificado de registro de programa de computador ao Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGE), criado por três servidores do Instituto Federal de Mato Grosso: o professor de Informática do campus Avançado Guarantã do Norte, Lourenço José Cavalcante Neto, o analista de Tecnologia da Informação da Reitoria, Rafael Rodrigues Marquesi e o técnico administrativo de Rondonópolis, Marcelo Pereira Dantas da Silva.

O SIGE foi testado com êxito durante o WorkIF, o maior evento científico da instituição, em novembro do ano passado, (ver matéria) e o docente Lourenço Neto explica que o sistema está sofrendo algumas atualizações e ajustes antes de ser disponibilizado como ferramenta de Gestão de eventos nos campi.

Concluindo as atualizações, o próximo passo será ofertar uma capacitação para os gestores de eventos dos campi, para que eles consigam de fato fazer a gestão do evento dentro do sistema lá nos campi em que são lotados. “A ideia é fazer o alinhamento final no sistema, faltam algumas coisas ainda mas, diante do desafio, mesmo não estando no ideal já está dentro da usabilidade, bem alinhado”, detalha o docente.

Economia de recursos públicos – Em sua fase de teste o SIGE gerou quase 2 mil certificados e possibilitou a não de contratação de empresa específica para esse fim, diferentemente do que vinha sendo feito em eventos anteriores.

“Se considerarmos que o IFMT tivesse que fazer um investimento de 5 reais por certificado, envolvendo custos de pessoal, recursos físico, tecnológico, etc., multiplicando 5 reais por 2 mil certificados, olha o tamanho da economia alcançada. Isso, considerando apenas um único evento,” compara Neto.

Um outro aspecto positivo do sistema, destacado pelo servidor Marcelo Silva, será a promoção da identidade institucional já que os eventos terão um padrão consolidado único. “Mesmo assim cada campus poderá configurar seu evento da forma que quiser, configurar o certificado, criar os tipos de submissões que desejar, publicar os anais pelo sistema, em um endereço só”. E pelo lado do usuário, se a pessoa quiser qualquer informação de eventos do IFMT encontrará no SIGE todos os eventos da instituição.

Inovação - A agência de Inovação está trabalhando no incentivo e proteção das criações intelectuais realizadas dentro da instituição, com o objetivo também de solucionar a demanda Institucional de novos produtos, processos, programas de computador e, assim, melhorar os trabalhos prestados.

Segundo a coordenadora da Agência, Silvana Santos da Cruz está sendo analisada a possibilidade de elaborar, no segundo semestre deste ano, um edital para projetos que busquem solucionar problemas reais do IFMT.

“Temos excelentes pesquisadores que, através de projetos de pesquisa, extensão e inovação podem contribuir para melhorar a execução do trabalho do IFMT assim como foi com a criação do SIGE”.

O Sistema - Desenvolvido na linguagem de Preprocessamento de Hipertexto (PHP), o SIGE, é uma ferramenta desenvolvida para otimizar atividades durante a realização dos eventos no âmbito do IFMT. Entre outras atividades é possível realizar: credenciamento nos eventos, inscrições em minicursos, oficinas, mesas redondas, submissão de trabalhos, impressão de certificados, etc.

Entre as principais funcionalidades do SIGE estão: Inscrições online dos participantes; Cadastros de Usuários para fazer novas inscrições; Credenciamento dos participantes; Submissão de trabalhos; Criação de Eventos Temáticos: Possibilidade de eventos simultâneos; Cadastro de Programações; Cadastro oficinas e minicursos; Geração de relatórios (Excel/PDF); Geração de listas de presença (controle via QR-code e/ou Código de barras); e Personalização de acordo o evento; O sistema também é 100% via internet, customizável, podendo ser adaptado de acordo com as necessidades do evento.