Projeto “Os Temperos da Inclusão Social” encerra atividades com chá no Lar dos Idosos de Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 10 de Dezembro de 2018 às 12:31

Os alunos do projeto “Os Temperos da Inclusão Social”, do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste encerraram as atividades do ano, neste domingo (9), com um chá no Lar do Idoso Irmã Afonsina. Os moradores e os funcionários do local desfrutaram dos quitutes que os próprios discentes aprenderam fazer durante 4 meses de curso, “temperados” com uma boa roda de conversa.

Servidor do IFMT e coordenador do projeto, Danilo Campos destacou o desempenho dos participantes do curso. “Nossos alunos receberam aulas de como cozinhar salgados, biscoitos, aprenderam a fazer pão, roscas e bolos, entre outros. Para finalizar, viemos ao Lar dos Idosos, trazer essa tarde prazerosa para essas pessoas que tanto sofrem pelo abandono de familiares, ou outros problemas. Tudo foi temperado com muito amor”.

Danilo ainda reforçou a dinâmica das aulas ao longo do curso. “Ao longo do projeto tivemos as aulas de culinária e empreendedorismo. Muitas das alunas desenvolveram a parte de vendas e outras, que não sabiam cozinhar, aprenderam. Elas conseguiram aprimorar os conhecimentos e hoje em dia podem expor na feira, complementar a renda. Nosso curso era direcionado às mulheres com vulnerabilidade social, que estão desempregadas, ou não tem renda fixa, são autônomas”.

Aluna do projeto, Valdinete Pereira de Souza viu a oportunidade de agregar conhecimento e renda extra. “Tive interesse no curso pela oportunidade. Já sabia cozinhar, mas queria também complementar a renda, só meu esposo trabalha e queremos dar uma vida melhor para nossos filhos. Aprendemos também no curso com as aulas de empreendedorismo, a venda do que fazíamos. Aprendemos a utilizar a tabela com custos e gastos, para calcular os lucros. É um conhecimento para vida”.

A administração do Lar também destacou a ação. “Estamos muito felizes por poder recebê-los aqui, sendo agraciados com essa tarde maravilhosa. O ingrediente principal que utilizaram foi o amor ao próximo. Estamos sem palavras para agradecer e dizer o quanto estamos felizes por todos estarem aqui. Estamos de braços abertos para receber todos que queiram conhecer nosso trabalho e colaborar de alguma maneira”.