início do conteúdo

Projeto Rondon inicia nesta sexta-feira; Oito estudantes do IFMT Pontes e Lacerda participam

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 7 de Janeiro de 2016 às 13:38

A partir desta sexta-feira (8) começa o Projeto Rondon – Operação Paiaguás, coordenado pelo Ministério da Defesa, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Oito alunos dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMT Campus Pontes e Lacerda estão entre os participantes, que vão aplicar seus conhecimentos aprendidos em sala de aula no município de Poxoréu, região leste de Mato Grosso.

A equipe será acompanhada pelos professores Epaminondas de Matos Magalhães, coordenador do projeto no IFMT e Nilmara Meirelles. Até o dia 24 de janeiro, os alunos ficarão responsáveis por oferecer palestras educativas em diversas áreas, acompanhados de estudantes de outras áreas do conhecimento da Universidade de Cuiabá – Unic, e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que também integram a caravana.

“São assuntos voltados à proteção da criança e do idoso, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, empreendedorismo, oratória, entre outros temas. Por meio do projeto, os alunos poderão conhecer outra realidade, diferente da cidade onde vivem, além de vivenciar outras culturas e conhecimentos e praticar a integração com estudantes de outras áreas”, destaca Epaminondas.

Além do município de Poxoréu, os estudantes também participarão de atividades voltadas à comunidade indígena da etnia Xavante, na Aldeia Dom Bosco. Mas, antes de seguir viagem, participarão de um treinamento em Cuiabá, no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, outro parceiro da ação.

O Projeto Rondon é uma ação de integração social que dá oportunidade a universitários aplicarem na prática os conhecimentos acadêmicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e o bem estar da população. Coordenado pelo Ministério da Defesa e outros órgãos federais, a ação tem como meta ajudar na formação cidadã dos estudantes, estimulando a produção de projetos coletivos que beneficiará a comunidade e municípios selecionados.

Cada instituição de ensino superior fica responsável por desenvolver um plano de trabalho contendo um diagnóstico com problemas da região e as ações realizadas para resolvê-los. O documento deve inserir as atividades previstas, objetivos, metodologia, público-alvo, cronograma e retorno esperado para a comunidade.

A Operação Paiaguás, edição especial em Mato Grosso, foi solicitada pelo governador Pedro Taques em alusão aos 150 anos de comemoração do nascimento do marechal Cândido Rondon. A condução do projeto está sob responsabilidade da Casa Civil e será realizado em parceria com o Governo Federal e municipais e entidades da sociedade civil.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefones: (65) 3266-8200 - (65) 3266-8241

Pontes e Lacerda/MT