PROPES lança edital de apoio a projetos de pesquisa e inovação tecnológica com bolsas de iniciação científica

Publicado por: Reitoria / 4 de Maio de 2017 às 16:14

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) lança hoje (04/05), o Edital 036/2017 para seleção de Projetos de Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica com bolsas de Iniciação Científica. O edital tem como objetivo fomentar as atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica através da concessão de bolsa produtividade em pesquisa, auxílio financeiro ao pesquisador (taxa de bancada), além da concessão de bolsas de Iniciação Científica que visa despertar nos estudantes a vocação científica, o envolvimento nas atividades de pesquisa, proporcionando-lhes a aprendizagem dos métodos e técnicas de pesquisa e estimulando o desenvolvimento da criatividade e do pensar científico.

O Edital 036/2017 prevê a seleção de 125 projetos de pesquisa e inovação tecnológica, contemplando 125 discentes com bolsas de iniciação científica, em diferentes programas. O edital está dividido em duas linhas de trabalho: Projetos de pesquisa aplicada e Projetos de Inovação Tecnológica.

Os Projetos de pesquisa aplicada terão: 34 (trinta e quatro) projetos que formarão parte do Grupo 1 com as seguintes modalidades de apoio: Bolsa Produtividade ao coordenador do projeto (12 meses); Auxílio Financeiro ao Pesquisador (de até R$ 3.000,00) e uma bolsa de Iniciação Científica de agências externas de nível superior e ; 56 (cinquenta e seis) projetos que farão parte do Grupo 2, serão apoiados nas seguintes modalidades: Auxílio Financeiro ao Pesquisador (de até R$ 3.000,00) e uma bolsa de Iniciação Científica por projeto.

Os Projetos de Inovação Tecnológica terão: 16 (dezesseis) projetos que formarão o Grupo 3 com as seguintes modalidades de apoio: Bolsa Produtividade ao coordenador do projeto (12 meses); Auxílio Financeiro ao Pesquisador (de até R$ 3.000,00) e uma bolsa de Iniciação Científica de agências externas e; 19 (dezenove) projetos que formarão o Grupo 4, que serão apoiados nas seguintes modalidades: Auxílio Financeiro ao Pesquisador (de até R$ 3.000,00) e uma bolsa de Iniciação Científica por projeto.

O Edital completo (EDITAL 036/2017 PROPES/IFMT) e os anexos necessários para submissão podem ser obtidos no site www.propes.ifmt.edu.br, no link Pesquisa => Editais => Editais Abertos (https://propes.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/edital-0362017-chamada-20172018-de-projetos-de-pesquisa-e-inovacao-tecnologica-com-bolsas-de-iniciacao-cientifica/). Maiores informações podem ser obtidas também com o Dirigente de Pesquisa dos Campi do IFMT ou diretamente na PROPES pelo fone: (65) 3616 4112 ou pelo e-mail: pesquisa@ifmt.edu.br.