Reitor destaca na abertura do JIFCO a importância dos Jogos na formação profissional

Publicado por: Reitoria / 8 de Setembro de 2017 às 07:48

“Trabalho em equipe, foco, persistência e motivação. Essas são algumas das habilidades que nossos alunos vivenciam e levam para vida toda quando participam de um evento como o JIFCO”, afirmou o reitor do IFMT, professor Willian de Paula, durante reunião com a delegação do Instituto Federal, composta por 168 estudantes atletas e 34 servidores de todas as regiões do estado de Mato Grosso, que participam de 06 a 10 de setembro, do 4º Jogos do Instituto Federal – etapa Centro-Oeste (JIFCO), em Campo Grande (MS).

Willian frisou que “mais do que levar medalhas para casa, levar novos amigos e um mundo de oportunidades que se abre com a integração por meio do esporte, justifica o esforço para trazer a maior delegação do JIFCO”, ressaltou ao agradecer aos professores de educação física e aos servidores que acompanham a delegação.

Para o chefe da delegação do IFMT, professor Anderson Augusto Ribeiro, mais do que 'bater bola' os alunos passam por experiências únicas na vida. “Quando o aluno tem a oportunidade, talvez única, de conhecer outro universo além dos muros da sua escola, sua imaginação viaja, ele começa a perceber que pode conquistar o universo. Isso motiva o aluno a se empenhar para poder estar aqui”, ressaltou.

Para Barbara Correa (18), aluna de Telecomunicações do Campus Cuiabá, que participa da equipe de handebol desde 2015, o esporte ajuda no desempenho escolar. “Eu me motivo para fazer parte do time. A gente aprende a trabalhar em equipe, pois independente de ganhar ou perder, continuaremos sendo uma equipe. Nos ajuda também a termos foco nas partidas, pois assim é mais certeza que podemos garantir a vitória”, afirmou.

A equipe de handebol feminino do Campus Cuiabá é um exemplo de persistência e foco. Treinada pelo professor Walter Ribeiro, o time em 2016 conquistou medalha de bronze nos JIFMT e prata no JIFCO. Neste ano foi campeão no JIFMT e chega a Campo Grande (MS) como favorita. “Vamos brigar pela medalha de ouro”, disse Barbara.

IFMT - Campus Cuiabá / Jones Martinho com edição da Ascom/Reitoria/IFMT
Crédito fotos: Edur França/IFMT - Campus Cuiabá