Reitor do IFMT participa amanhã e quinta-feira de reunião extraordinária no Conif sobre o Future-se

Publicado por: Reitoria / 30 de Julho de 2019 às 11:14

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Willian Silva de Paula, participa nesta quarta (31/07) e quinta-feira (01/08), em Brasília (DF) de reunião extraordinária no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com pauta única sobre o Programa Future-se.

O reitor salientou que a reunião é para uma análise pormenorizada com relação ao Programa Future-se. “Cada reitor levará para a reunião do pleno, indagações do que significará esse programa para os Institutos Federais como um todo. Observa-se de antemão, a ausência de participação dos IFs nesse programa, ele foi muito pensado sem entender os institutos federais, as diversidades, os arranjos produtivos locais, a predominância do ensino médio integrado, entre outros”, salientou o reitor.

Willian de Paula afirmou que após a reunião trará para o IFMT esse diálogo com todas as composições da instituição, como os diretores-gerais, o conselho superior, o Sinasefe, os docentes, os técnicos-administrativos e discentes. “A comunidade acadêmica precisa se inteirar dessa chamada e conhecer o que poderá implicar para a nossa instituição e nossa carreira. Acredito que depois dessa reunião teremos outros desdobramentos, dentro dos IFS, cada reitor deverá escutar sua comunidade e ver estratégia de discussões com posicionamento mais participativo”.

Segundo o Portal do Conif, a Diretoria Executiva do Conselho reafirma que a atuação do colegiado é pautada na defesa da Rede Federal, na inclusão social e na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, tendo seus procedimentos respaldados na Lei de Criação dos Institutos Federais (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008), que confere a essas instituições "natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar".

Ascom/Reitoria/IFMT com informações do Portal do Conif