Sessão especial na Câmara de Vereadores celebra 10 anos do IFMT em Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 22 de Abril de 2019 às 15:39

Os 10 anos do Instituto Federal de Mato Grosso em Pontes e Lacerda foram celebrados em uma sessão especial, na manhã desta segunda-feira (22), na Câmara de Vereadores. O plenário, lotado, foi palco de breve relato histórico da Instituição na cidade, homenagens e depoimentos emocionados de quem fez ou faz parte do corpo docente ou acadêmico do Campus.

Reitor do IFMT, o professor mestre Willian Silva de Paula destacou a expansão do Campus, o reconhecimento nacional em competições didáticas e esportivas, e todo trabalho em prol dos alunos. “Sejamos uma família, cuidemos uns dos um dos outros para não deixarmos ninguém para trás. Porque o que queremos não é só o crescimento de Pontes e Lacerda, mas também de todos os municípios do entorno e porque não falar da fronteira. A Fronteira-Oeste somos nós e temos construído pontes com os irmãos vizinhos. Que possamos ter mais 10 anos de histórias desta Instituição e do Campus. Levem com vocês, alunos, o amor que puderam perceber que temos por esta Instituição e principalmente a nossa defesa dessa educação pública. Não deixemos de falar nesse espaço de conhecimento e transformação que é a escola”.

Diretor Geral do Campus, o professor doutor Stefano Teixeira Silva reforçou o trabalho coletivo. “Uma instituição feita por várias mãos, mentes, almas e corações. Edificada ao longo desses anos por pessoas com muita força de trabalho, compromisso, ética e dedicação. Há toda uma estrutura criada para fazermos jus à nossa missão institucional: Educar para Vida e para o Trabalho. Assim nos tornamos agentes de transformação de realidade para dezenas de famílias. Sabemos que por meio de educação e cultura, melhora-se a qualidade de vida das pessoas”, declarou. “Nosso caminho, nossa premissa de desenvolvimento é baseado no esforço coletivo, democrático da nossa comunidade acadêmica e parceiros. Nosso desenvolvimento também tem fundações nas experiências acumuladas ao longo dos anos. Ficando evidente nesse percurso o quanto empenho coletivo é fundamental para construirmos a escola que queremos e temos pleno direito. Cada membro da comunidade no seu tempo e ao seu modo, colaborou para chegarmos a esse instante macro”, acrescentou.

Autor da sessão especial, o presidente da Câmara vereador Maxsuel Guimarães ressaltou a qualidade de ensino e o compromisso da Instituição com a área. “Nós só temos que parabenizar e agradecer o Instituto Federal e que venham mais 10 anos. Tenho certeza que nosso Campus de Pontes e Lacerda tem muito o que crescer e oferecer às nossas crianças, jovens. É um ensino de qualidade, gratuito e está aqui dentro de casa. Nossos alunos saem do Instituto e são os primeiros colocados nas maiores universidade do Mato Grosso e do Brasil”.

RELATOS- Representando alunos do IFMT no dispositivo de honra, Giovanna Garcia destacou oportunidades que os discentes têm na Instituição, relatando êxitos em competições nacionais, de disciplinas específicas ou esportivas, a qualificação do corpo docente e a estrutura oferecida para as atividades de ensino. “Muitos alunos, por exemplo, puderam andar de avião pela primeira vez, por conta das oportunidades oferecidas pelo IFMT”.

Professor, Vinicius Oliveira Souza representou os servidores da Instituição e relatou emocionado de que forma teve a vida dele mudada pelo IFMT. “Eu sou totalmente cego. Meu problema começou quando criança e se agravou na adolescência. Mas sempre tive uma grande incentivadora na minha vida, minha mãe. Foi no IFMT que cursei o ensino médio, depois virei servidor técnico administrativo, aprovado em concurso, e posteriormente me tornei professor, também aprovado em concurso”.

HOMENAGENS- O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula e o diretor geral do Campus Pontes e Lacerda, Stefano Teixeira Silva, receberam do presidente da Câmara, Maxsuel Guimarães, uma placa do Legislativo em homenagem a atuação do Instituto no município e às parcerias firmadas que fortalecem a missão da Instituição.

Também foram homenageados pelo Campus, em decorrência dos relevantes serviços prestados e contribuições para o avanço institucional, os professores Alex Sandro Siqueira da Silva, Gláucia Mara de Barros e Vanderluce Moreira Machado, além da servidora técnica-administrativa Liliane Silva Peña.

HISTÓRICO- O Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste surgiu em meados de 2008, como Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT). Ao final do mesmo ano, através da Lei nº 11.892, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que transformou a Unidade Descentralizada em Campus. Já a inauguração oficial ocorreu no dia 24 de abril de 2009.