WorkIF: Campus Pontes e Lacerda apresenta parceria para alfabetização de reeducandos

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 29 de Novembro de 2018 às 10:43

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste apresenta no 5º Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF) a parceria com o Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda que possibilita a alfabetização de reeducandos, e vem sendo desenvolvida desde ano passado. O evento, maior científico do Instituto Federal, começou nesta terça-feira (27), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá e segue até esta quinta-feira (29).

Coordenador do projeto, o professor doutor Epaminondas de Matos Magalhães destacou, na consolidação do projeto, o compromisso do IF com o ensino. "O projeto surge por entender que temos um compromisso social, enquanto instituição de ensino, seja nível médio ou tecnológico. A ideia de trabalhar com os reeducandos do CDP surgiu a partir do levantamento prévio, de que havia reedencandos não lêem e não escrevem absolutamente nada. Conversamos para que possamos ter um contato mais próximo, até porque a alfabetização exige esse contato. O Centro deu todo suporte necessário, foram extremamente receptivos", afirmou. 12 são atendidos atualmente.

Diretor da unidade, Marcelo Wagner de Oliveira destacou as mudanças ocorridas com o desenvolvimento do projeto. “A partir do momento que os reeducandos começam se envolver em atividades, deixam de ser mais ansiosos, pensar no crime, e ocupam a cabeça com ações voltadas à sociedade, com o trabalho. Com isso acabam dando retorno à sociedade, visto que já tinham feito de mau. Sem contar que um dia voltarão ao convívio social e alfabetizados, tem possibilidade voltar a Escola Nova Chance, estudar mais, e seguir para o mercado de trabalho”.

No espaço, os visitantes também podem conhecer os frutos de outros projetos desenvolvidos dentro da unidade, como artesanto, marcernaria e até fabricação de móveis. Os reeducandos também cultivam uma horta da unidade.

O WorkIF segue até esta quinta-feira (29), com uma programação extensa e variada. São fóruns, palestras científicas, mesas-redondas, stands de exposição, banners inéditos e de jornadas científicas, projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, apresentações culturais, protótipos de produtos e resultados de pesquisas para um público aproximado de 4 mil pessoas.