Curso Superior de Bacharel em Administração

Com o crescimento acentuado das empresas e a complexidade das estruturas, surge a necessidade de profissionais com formação específica, para executarem diferentes funções internas e externas às organizações. A preocupação não deve ser apenas a preparação de profissionais para as empresas privadas, pois novas formas organizacionais estão demandando estes profissionais, como: órgãos públicos, associações, cooperativas, pequenas empresas. Existe ainda a possibilidade de abrir o próprio negócio sendo um empreendedor, além de outros campos novos que estão à espera de formas organizacionais inovadoras. Por ser uma profissão que tem uma ampla área de atuação e abrange vários seguimentos, tem-se que a expansão das oportunidades no mercado, sendo que o administrador deve sair do curso apto a realizar diversas funções como: gerenciamento, coordenação, supervisão, planejamento, organização, execução e controle. Ele é o profissional chave de qualquer organização, uma vez que conhece todas as áreas de uma empresa. Assim, o profissional poderá gerenciar os recursos humanos, materiais, produtivos e financeiros de uma organização, estando integrado a diferentes departamentos, possuindo um olhar sistêmico da organização com um todo e com uma capacitação com relação ao trabalho em equipe e liderança. A formação do administrador deve focar em não somente ser um solucionador de problemas, mas um promotor de novas relações produtivas e sociais. Este profissional passa a ser um agente transformador. Deste modo, a proposta do curso oferecido pelo Campus Pontes e Lacerda é capacitar o aluno para as constantes transformações ocorridas no relacionamento entre as pessoas, o desenvolvimento tecnológico, as oportunidades e as restrições decorrentes da globalização e o aumento da competitividade organizacional. O objetivo é formar um profissional crítico e com autonomia intelectual para atender às exigências do mundo contemporâneo, considerando que as tarefas estão mais indeterminadas e o trabalho se constitui mais intelectualizado, mais autônomo, coletivo e complexo, tendo em vista que existe a necessidade de uma formação profissional comprometida, responsável, ética e competente.

O Curso foi aprovado pela Resolução 8/2021 - RTR-CONSUP/RTR/IFMT, de 31 de março de 2021 . É ofertado anualmente e apresenta duração de quatro anos.

Coordenação do curso

Clariana Ribeiro Nogueira
clariana.nogueira@ifmt.edu.br
Segunda-feira: 14:30 às 18h | 19h às 20h55 | Terça-feira: 14:30 às 18h | Quarta-feira: 14:30 às 18h | 20h40 às 20h55 | Quinta-feira: 14:30 às 18h | Sexta-feira: 14:30 às 18h | 20h40 às 20h55