início do conteúdo

Perguntas frequentes

1 - Os cursos do IFMT são gratuitos?
Sim. O IFMT é uma instituição pública, por isso, todos os cursos ofertados são gratuitos. E os alunos de baixa renda ainda podem conseguir uma bolsa de auxilio estudantil para cobrir algumas dificuldade em permanecer na escola.

2 - O que preciso fazer para estudar no IFMT?
Para entrar no Ensino Médio ou Superior do IFMT você precisar passar por um processo seletivo. Os processos seletivos são abertos geralmente no segundo semestre e os pré-requisitos sempre constam nos editais que são divulgados no nosso site.

3 - O IFMT só tem curso de Ensino Médio?
Não. Desde a criação da LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Os Instituto Federais passaram a ofertar também o Ensino Superior.

4 - Quais cursos o IFMT oferece?
O IFMT Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste oferece o Ensino Médio, Ensino Superior, Subsequente, Graduação e Pós-Graduação, além de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

No Ensino Médio, oferecemos os cursos técnicos integrados em Administração, Controle Ambiental e Informática (todos com duração de 3 anos).

E caso esteja procurando uma capacitação mais rápida, e já concluiu o Ensino Médio, ofertamos também o curso Técnico Subsequente  em Administração, Química e Eletrotécnica (todos com 2 anos de duração).

Mas se você já cursou o Ensino Médio e quer fazer Eensino Superior, temos os cursos de Bacharelado em Administração (8 semestres), Licenciatura em Física (8 semestres), Tecnologia em Redes de Computadores (6 semestres) e Tecnologia em Eletrotécnica Industrial (7 semestres).

Na Pós-graduação, o IFMT oferece atualmente a Lato Sensu em Estudos Linguisticos e Literários (1 ao meio de duração). Já foram ofertados também as de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, além de Gestão Empresarial.

O Campus também promove o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade Eja (Educação de Jovens e Adultos), que é dedicado ao aluno que concluiu o ensino fundamental ou equivalente.

5 - O Ensino Médio é Integral?
Sim. O curso é ofertado em período integral. Então das 7h às 18h20 os alunos têm aula do ensino médio regular e o curso da área afim que escolheu.No período noturno, as aulas começam às 19 h para quem optou pelo ensino médio integrado, modalidade Proeja.

6 - Como funciona o Ensino Médio Integrado?
O curso técnico integrado ao ensino médio é oferecido a quem já concluiu o ensino fundamental. O curso garante tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional.

7 - Como faço inscrição para os cursos do IFMT?
Todos os cursos do IFMT fazem processo seletivo. E para isso são abertos editais com as regras para o ingresso de alunos. Para saber mais, fique de olho nas redes sociais do campus e no site.

8 - Como faço para chegar no IFMT?
O IFMT Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oesta está localizado na Rodovia MT-473, s/n, no bairro Morada da Serra. CEP: 78250-000.

9 - Em que consiste um curso subsequente?
O subsequente é uma modalidade de curso técnico para alunos que já concluíram o ensino médio.

10 - Quais os pré-requisitos para estudar no curso do PROEJA?
É necessário ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. Assim como os outros cursos, é necessário que o aluno passe por um processo seletivo. E os critérios para a seleção é colocado no edital que é lançado semestralmente.

11 - Tem restaurante no Instituto?
Não. O IFMT Campus Pontes e Lacerda conta com cantina terceirizada que atende nos três turnos.

12 - O IFMT oferece transporte para alunos?
Os alunos de baixa renda no IFMT têm direito a auxilio transporte. Para isso, precisam passar por um processo de seleção interno e comprovar ter baixa renda.

13 - Quais os meios de comunicação do IFMT Campus Pontes e Lacerda?
Além do site, o IFMT Campus conta com uma página no Facebook.
Os telefones principais do campus são (65) 3266-8200 - (65) 3266-8241.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT