Processo Seletivo - Cursos Técnicos Subsequentes

Os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio (Pós-médio) do Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) buscam e primam por uma formação profissional sólida, específica para cada um dos cursos oferecidos: Administração, Eletrotécnica e Química. Esses cursos são dedicados a alunos que concluíram o Ensino Médio e que buscam por uma formação profissional que amplie suas oportunidades no mercado de trabalho.

Veja a seguir os cursos ofertados

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - ARAPUTANGA-MT (Saiba mais sobre o curso)

Divulgação dos Aprovados

TÉCNICO EM QUÍMICA - JAURU-MT (Saiba mais sobre o curso)

Divulgação dos Aprovados

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO - JAURU-MT (Saiba mais sobre o curso)

Divulgação dos Aprovados

SOBRE A RESERVA DE VAGAS (COTAS):

A reserva de vagas (cotas) está prevista na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, e normatizada pela Portaria nº 18, de 11 de outubro de 2012, publicada no D.O.U em 15/10/2012.

Respeitando esta legislação, o IFMT estabelece a reserva de 50% (cinquenta por cento) das vagas em todos cursos e turnos, para candidatos que tenham cursado INTEGRALMENTE Ensino Médio na Rede Pública de Ensino: Municipal, Estadual ou Federal.

As vagas reservadas são ainda divididas da seguinte maneira:

a) 50% (cinquenta por cento) das vagas reservadas para cotistas serão destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita (por pessoa da família), isto é, R$1.320,00 (mil trezentos e vinte reais). Destas, existem duas subdivisões:

1) 62% (sessenta e dois por cento) serão preenchidas por candidatos que se autodeclararem, no ato da inscrição, pretos, pardos e indígenas;

2) 38% (trinta e oito por cento) por concorrentes de outras etnias;

b) 50% (cinquenta por cento) das vagas reservadas para cotistas serão destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo per capita (por pessoa da família), isto é, R$1.320,00 (mil trezentos e vinte reais). Estas vagas também são subdivididas em dois grupos:

2) 38% (trinta e oito por cento) por concorrentes de outras etnias.

A renda familiar bruta mensal é a soma total dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família a que o candidato pertence. Ao se inscrever o candidato, que omitir a origem da escola em que cursou o Ensino Fundamental do 1º ao 9ª anos ou equivalente, não será incluído na reserva de vagas (cotas). O candidato cotista que for aprovado pela reserva de vagas e não comprovar, no ato da matrícula, a declaração feita na inscrição, não terá efetivada sua matrícula na vaga de cotistas.

Não se enquadra na categoria de candidatos originados de escolas públicas, com direito à reserva de vagas (cotas) aqueles beneficiados por bolsas de estudos (parcial ou integral) em instituições privadas, filantrópicas, cenecistas, confessionais, e/ou similares, salvo, se tais instituições tenham sido criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo poder público Municipal, Estadual ou Federal.

Os candidatos que cursarem parcialmente o ensino fundamental em escolas públicas não terão direito às vagas reservadas (cotas), portanto, concorrerão às vagas de ampla concorrência.

Para mais informações procure a Secretaria-geral de Documentação Escolar do Campus, ou entre em contato pelo telefone (65) 3266-8217 ou (65) 99900-4148.