IFMT Pontes e Lacerda e prefeitura de Vila Bela firmam parceria para oferecimento de 04 cursos

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 23 de Novembro de 2021 às 14:59

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste e a prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade firmaram termo de cooperação técnica para oferecimento de 04 cursos no município: Especialização em Educação Quilombola e Indígena, Técnico Subsequente em Guia de Turismo, Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras e Formação Inicial e Continuada em Inglês e Espanhol aplicados ao turismo. A previsão de implementação do cursos é no decorrer de 2022 e 2023.

Reitor substituto do Instituto Federal de Mato Grosso, Cristovam Albano da Silva Júnior destacou o compromisso da instituição com a formação profissional. "Em oportunidades como esta, através de um convênio firmado com a prefeitura de Vila Bela, o IFM demonstra para sociedade, especialmente as comunidades que circundam nossas unidades, no caso específico de Pontes e Lacerda, a sua importância enquanto instituição de ensino. Porque avançamos para atender anseio de comunidades tão carentes de oportunidades de formação, como esta que vai ser provida ao município".

Diretora-geral do Campus Pontes e Lacerda, Vanderluce Moreira Machado frisou o alcance em ensino. "Para o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste assinar os termos de cooperação técnica com a prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade é muito importante. Significa que nossa instituição está inserida na região, não só em Pontes e Lacerda. Isso demonstra a responsabilidade social que o IFMT tem com a região e a faixa de fronteira, que é de extrema importância, berço de cultura no qual vislumbramos muitas possibilidades de diálogos. Proporcionar essa formação técnica, em nível de especialização também, gratuita e de qualidade, é motivo de muita alegria".

Prefeito de Vila Bela, Dr. André Bringsken ressaltou o desenvolvimento estratégico local. "O convênio é de suma importância para o desenvolvimento estratégico que estamos empregando na nossa gestão e a inserção do IFMT é fundamental. O curso de Libras, por exemplo, é essencial à formação dos professores, fruto também da descentralização na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência; bem como também, a visão relacionada à formação ainda em educação quilombola, chiquitana e indígena", declarou.

O gestor ainda acrescentou que "Vila Bela tem vocação natural para o turismo e há um potencial muito grande a ser desenvolvido, então, o ensino do inglês e espanhol voltados a essa área, com cursos direcionados à população, condutores, de modo geral, é fundamental para o recebimento dos turistas e desenvolvimento da cidade. Queremos ampliar parcerias entre Vila Bela e San Inácio, na Bolívia, em todas as áreas, e também com a região: seja no comércio, turismo, importação, exportação. Todos os cursos somam uma perspectiva positiva para cidade", finalizou.